Colheitômetro amplia número de culturas mostradas em tempo real
O Colheitômetro, primeiro contador digital a contabilizar, em tempo real, a colheita das principais commodities agrícolas brasileiras, está ampliando o número de culturas que é capaz de acompanhar. Além de soja, milho, trigo, cana-de-açúcar e arroz, o dispositivo lançando pela New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, agora também é capaz de calcular o volume e os valores em reais (R$) que as colheitas de feijão e algodão representam para a economia.
Lançado em 28 de julho, Dia do Agricultor, como uma forma de homenagear os homens e mulheres do campo, o Colheitômetro possui um algoritmo desenvolvido pela New Holland que utiliza fontes seguras e oficiais de dados para gerar um número exclusivo, que não está disponível diretamente em outro lugar.
Além de um site próprio (www.colheitometro.com.br), que pode ser consultado a qualquer momento, o primeiro painel físico do Colheitômetro foi inaugurado na fábrica da New Holland, em Curitiba (PR), exibindo em um mostrador eletrônico os dados das culturas na mesma hora em que são contabilizados pelos órgãos oficiais. A intenção é que, futuramente, novos painéis sejam instalados em outras cidades do país.
“O Colheitômetro vai nos ajudar a mostrar o trabalho de quem muitas vezes está distante dos holofotes e faz a diferença para toda a sociedade, desde o grande produtor até os agricultores familiares, passando pelas cooperativas e associações ligadas à produção de alimentos. Queremos valorizar o suor derramado no campo, as batalhas e o que eles fazem para produzir os alimentos que abastecem o planeta. Vamos sempre estar imbuídos em encontrar caminhos para promover o agronegócio”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.
De acordo com Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, com essas duas novas e importantes culturas, que são o feijão e o algodão, o Colheitômetro reforçará o seu objetivo de ser um instrumento capaz de mostrar, em números, o que o agronegócio brasileiro representa. Segundo ele, novas culturas ainda serão incluídas futuramente e as novidades não vão parar por aí. “É uma maneira de esclarecer à toda a sociedade, especialmente para quem está nas cidades, sobre a força e a pujança da nossa agricultura, que além de gerar divisas para o país, através das exportações, também coloca alimento na mesa dos brasileiros e de boa parte da população mundial”, afirma.
Para a safra brasileira de grãos deste ano espera-se um volume total de produção de 254 milhões de toneladas, com aumento de mais de 4% na área plantada. No caso do algodão, o volume estimado para a safra 2020/21 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de 3,4 milhões de toneladas (caroço) e 2,3 milhões de toneladas (pluma). Já a estimativa total para a colheita de feijão neste ciclo é de 3 milhões de toneladas, considerando as três épocas de plantio da leguminosa.
Inspirado em mecanismos como o Impostômetro e o Devolutômetro, o Colheitômetro quer estimular os brasileiros a admirarem a sua agricultura. “Como uma marca que está sempre próxima dos agricultores, queremos que todos tenham orgulho do que o nosso agro produz. Esta é uma oportunidade de mostrar a todo mundo, de maneira clara e em tempo real, o trabalho dos nossos agricultores e agricultoras. Por isso, vemos essa iniciativa como uma ‘janela’ entre o campo e a cidade”, pontua.
O Colheitômetro é uma iniciativa que interage com diversas outras ações já desenvolvidas pela New Holland, entre elas o movimento “Agro, quem conhece de verdade, admira” e os Diálogos New Holland, que têm o propósito de abrir um canal de diálogo com toda a sociedade, conforme explica Taniguchi.
CURITIBA
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