As festividades de Natal com motivação e cardápios da suinocultura

Dilceu Sperafico*

Os toledanos, que também enfrentaram os efeitos da pandemia de Covid-19, dificuldades, frustrações e insatisfações ao longo do ano, ainda têm motivações e cardápios especiais para festejar este Natal. Começando pela consolidação do município como maior produtor paranaense e nacional de carne suína, que cresce cada vez mais na preferência de consumidores do País e exterior. 

Prova disso é que em 2022 mais uma vez a Casa do Porco, restaurante de São Paulo que tem em seu cardápio apenas pratos de carne suíno, ficou em 4º lugar entre os melhores estabelecimento da América Latina e do mundo, de acordo com o ranking Latam 50Best 2022, revelado em 15 de novembro, no México.

Já na oferta de carne suína de qualidade, para alcançar destaque nacional e internacional, Toledo pelo 9º ano consecutivo obteve em 2021 o maior Volume Produto de Produção Agropecuária (VBPA), do Paraná, atingindo o volume recorde de 4,3 bilhões de reais, dos quais cerca de 1,5 bilhão gerados pela cadeia produtiva da suinocultura.

Para isso, o município detém rebanho suíno de 1,2 milhão de cabeças e somente a unidade da BRF-Sadia da cidade abate mais de 7,5 mil suínos por dia, gerando 6,2 mil empregos diretos, além de milhares de outras oportunidades de trabalho nas propriedades rurais e transporte de insumos, de animais para o abate de carne e derivados para portos de exportação e centros consumidores nacionais.

Em reconhecimento à importância da suinocultura, que diversifica a agropecuária e agrega valor à produção de grãos, como soja e milho, Toledo comemora anualmente sua liderança na atividade com a Festa Nacional do Porco no Rolete, no Clube Caça e Pesca, que em 2022 chegou à sua 49ª edição, atraindo mais de 20 mil visitantes e consumindo cerca de 300 suínos recheados e assados inteiros. 

O evento, vale destacar, foi decisivo para a conquista da condição de Polo Gastronômico do Paraná, oficializado pelo Governo do Estado, e complementado com a concessão de Selo de Município Turístico pela  Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), valorizando ainda mais os  cerca de 15 eventos gastronômicos, com pratos típicos criados e preparados por entidades de comunidades da área rural, em sua maioria à base de carne suína.

Entre essas atrações, além da Festa Nacional do Porco no Rolete, estão a Festa do Leitão na Estufa, do distrito de Vila Nova; Festa do Leitão a Sarandi, do distrito de Novo Sarandi; Michelfest, do distrito de São Miguel; Festa do Leitão à Paraguaia, da localidade de Linha São Salvador;

Festa do Leitão Desossado e Recheado a Mandioca, do distrito de Concórdia do Oeste; Festa do Leitão Desossado a Xaxim, da localidade de Xaxim; Ipiranga Fest, do distrito de Vila Ipiranga; Festa do Porco Recheado e Assado ao Forno, da localidade de Linha São Paulo; Brüderfest, do distrito de Dois Irmãos; Festa do Leitão à Italiana, da Paróquia Menino Deus, do Jardim Porto Alegre; e Noite de Gala da Carne Suína, da Associação Regional de Suinocultores do Oeste do Paraná (Assuinoeste).

Além desses destaques, a Cooperativa Central Frimesa, das qual faz parte a Cooperativa Primato de Toledo, está iniciando atividades de abatedouro em Assis Chateaubriand, com capacidade final de abate de 15 mil suínos por dia, a maior da América Latina. Não por acaso, portanto, o consumo de carne suína no Brasil chegou a 18 kg per capita no 1º semestre de 2022.

*O autor é deputado federal eleito pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.