CAMINHOS DO SUCE$$O
Efeito ‘reapoia’
Não são poucos os E-mails que tenho recebido toda a semana de velhos e novos leitores, que relatam sua indignação com as coisas que andam acontecendo em nosso país. Inúmeras são as perguntas que recebo sobre minha posição a este respeito. Constantemente eu lhes respondo com uma nova pergunta: – Diante de tudo o que aparece nos meios de comunicação todos os dias, o que você está fazendo de produtivo, além de reclamar, xingar, e tomar grande parte de seu tempo e de outros, com suposições, deduções e afirmações improdutivas?
É importante frisar, que de forma alguma estou minimizando a importância destes acontecimentos, que são realmente lamentáveis e vêm afetando substancialmente e gradualmente a composição dos valores de nossa sociedade. O que me preocupa, é que muitas pessoas se utilizam de situações como estas, para estacionarem seus carrinhos embaixo de uma árvore qualquer, na sombra, para tirar uma bela soneca até a tempestade passar. Como se também não tivessem uma parcela de responsabilidade em tudo isto.
Nada disso, mesmo com toda esta “chuva de granizo”, nós precisamos avançar, pois parar é retroceder, olhar para trás é perder o bonde da história, retardar o passo é tentar fugir de nossas responsabilidades e desafios. Avançar nas crises é a maior arma contra a própria crise.
Meu amigo(a) leitor(a), pare para pensar por alguns segundos … Se todos nós sabemos que quanto mais próspera se torna uma comunidade (bairro, cidade, região, estado ou país), melhor fica a vida para todos que nela vivem… Se sabemos que nosso próximo sente exatamente as mesmas coisas que nós – mesmos desejos, sonhos, medos, ambições, ilusões, alegrias, tristezas, angústias, desilusões. Se sabemos que nesta vida “a quem muito foi dado muito será cobrado” e que “nada passa de bom ou de mal” sem que seja contabilizado no livro da vida. Se reconhecemos que “a união faz a força”, que “a necessidade supera o medo”, que “cabeças brilhantes, foram feitas para pensar soluções novas para novos problemas”, que o maior segredo está na estratégia, e que aumentamos o poder de ação, seja positiva ou negativa, daquilo que alimentamos em nossa mente, então talvez…A resposta esteja na mudança de nossa forma de pensar.
Se as pessoas pararem por um tempo de pensar naquilo que temem e projetarem suas mentes naquilo que esperam de uma vida bela e plena, se por um tempo passarem apenas a desejar coisas boas para seus familiares, amigos, colegas, e até mesmo para aqueles que não conhecem, se passarem a elogiar mais, atrapalhar menos, ajudar mais, desconfiar menos e se afastarem de tudo aquilo que não lhe faz bem, agradecendo em atos e orações a Deus, pela dádiva de poder participar do esplendor dos dias e das noites, certamente uma reação positiva em cadeira tomará conta de cada espaço ao seu redor.
É isso aí, REAção POsitiva em cadeIA (REAPOIA), guardem bem este nome, e passem a utilizá-lo toda a vez que alguém com atitudes negativas chegar perto de você. Assim, estará invertendo os valores e além de melhorar a vida desta pessoa, estará melhorando a sua e do mundo a sua volta… “Como conta a história de um fazendeiro que venceu o prêmio “milho-crescido”. Todo ano ele entrava com seu milho na feira e ganhava uma tira azul. Uma vez um repórter de jornal o entrevistou e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivou o milho. O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do milho dele com seus vizinhos.
– Como pode você se dispor a compartilhar sua melhor semente de milho com seus vizinhos quando eles estão competindo com o seu em cada ano? Perguntou o repórter.
– Porque o vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho. Se eu for cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meu vizinho a cultivá-lo também.
Ele era atento às conectividades da vida. O milho dele não pode melhorar a menos que o milho do vizinho também melhore”.
Pensando bem…Agora já são quase duas e meia da manhã, o artigo está acabando e ainda me resta água suficiente para três ou quatro cuias de chimarrão. Então vou no “Pensatório” dar uma olhadinha nas estrelas, e depois retorno para dar o acabamento final… .
Estou de volta e agora são três e quinze. Tive uma ótima idéia, vou mandar confeccionar algumas camisetas, com as seguintes inscrições – na frente, EU GERO, e nas costas REAPOIA, com – “REAção POsitiva em CadeIA” logo em baixo. Vai ficar legal!
Poucos foram os escolhidos, então mais um tempo… .
Um abraço do Klaue!
e-mail: eduardo.klaue@klaueconsulting.com.br