O futuro da Amazônia é agora e depende de nós

Vamos ser sinceros, há quantos anos ouvimos que a Floresta Amazônica é o pulmão do mundo? Apesar dessa declaração ser, certamente, fruto de uma licença poética, sabemos que ela se refere a algo extremamente vital para a humanidade. Cobrindo boa parte do noroeste do Brasil, a maior floresta tropical do planeta se estende pela Bolívia, Colômbia, Venezuela, pelo Peru e o Equador, além da Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Com sua vasta biodiversidade, que abriga milhões de espécies de animais e plantas, atravessada por milhares de rios, ela é também fonte de vida para ribeirinhos e comunidades indígenas inteiras e influência diretamente os aspectos climáticos em que vivemos. Sabendo disso, precisamos reconhecer que estamos falhando como humanidade ao permitir que este patrimônio seja e esteja tão ameaçado por ações como desmatamento, exploração desenfreada dos recursos naturais e ainda de atividades agropecuárias.

Testemunhamos, a cada ano, registros alarmantes da destruição nesse território. Mais recentemente, o Brasil relatou quase mil campos de futebol de vegetação nativa destruídos por dia (Imazon). Uma hora, esta conta iria chegar. O que vemos hoje, não só em nosso país, mas também nos territórios vizinhos, são os efeitos mais drásticos das mudanças climáticas, que põem em risco essa fonte inestimável de recursos, que cumpre um papel vital para todos nós. Nos últimos anos, temos visto e vivenciado inúmeras emergências causadas por fortes chuvas que deixam um rastro de destruição e morte, sobretudo em regiões com pessoas que já se encontram em situação de vulnerabilidade. E não podemos nos conformar com isso. Hoje, mais do que nunca, nosso compromisso deve ser com a justiça climática.

Como uma organização humanitária, que visa uma vida plena e em abundância para todas as crianças, a Visão Mundial está comprometida com este objetivo. Atuando no território desde os primeiros anos de nossas atividades no Brasil, sabemos e valorizamos a importância da floresta para o ciclo da água e na regulação do clima global, controlando as chuvas e as temperaturas. Sua destruição pode levar a mudanças climáticas drásticas, afetando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Mas este é um chamado a todos. O futuro da Amazônia é agora e, como cidadãos, não podemos estar de braços cruzados. A preservação deste valioso ecossistema é uma responsabilidade não apenas do Brasil, mas de todo o mundo. É preciso buscar soluções que permitam a conservação da floresta e o desenvolvimento econômico sustentável da região, conciliando a conservação ambiental com o desenvolvimento humano. A Amazônia é um patrimônio da humanidade e cabe a todos nós protegê-la para as gerações presentes e futuras.

Thiago Crucciti — Diretor Nacional da Visão Mundial Brasil. A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.