Por que falar em neurovendas e comportamentos?

Por Cláudio Rosa*

Como especialista em neurociência do comportamento e sócio de uma das mais renomadas escolas de treinamento em vendas do Brasil – A Sales Prime – tenho difundido que passou da hora de tratarmos da saúde mental dos vendedores brasileiros. Estes profissionais que estão entre os mais rápidos do mundo e submetidos a pressões incalculáveis, principalmente em períodos festivos, ainda tem pouco ou nenhum reconhecimento dado sua importância.

O recente estudo State of Sales mostrou que 69% dos vendedores brasileiros acreditam que vender no país está cada vez mais difícil. Essa realidade é reflexo justamente do ambiente competitivo, alta pressão para realização de vendas, atingir metas e tudo isso somado, muitas vezes, a recursos limitados. Somente com o autoconhecimento e autogestão emocional é possível ser vendedor no Brasil.

Com técnicas de vendas cada vez mais avançadas e com o crescimento dos estudos sobre neurociência da venda em todo o mundo, o Brasil, que detém um dos mais velozes e competentes esquadrões de vendedores do mundo, deve estar atento para ampliar o debate sobre este novo campo e potencializar o entendimento sobre as nuances envolvendo os vendedores e seus impactos para a economia.

Neurovendas nada mais é que um conjunto de técnicas de vendas baseadas em pesquisas científicas da neurociência (estudo do cérebro e do comportamento humano) aplicadas ao marketing. O importante é entender que as neurovendas (ou neurosales) não são uma fórmula mágica que vai “hipnotizar” seus clientes e fazê-los comprar. Este estudo representa o futuro para as relações de consumo.

O período de fim de ano, com as vendas de natal e ano novo, e a proximidade do carnaval com apenas o mês de janeiro entre as festividades, promove uma pressão gigante sobre os vendedores brasileiros. Pressão que pode se traduzir em questões como ansiedade e crises de pânico. Não por outra razão, a Sales Prime tem oferecido imersões e treinamentos de vendas capazes de dirimir estas questões.

É simples e óbvio dizer que uma vez que você identificar as suas forças, trabalhar os gaps emocionais que as forças também trazem e paralelamente identificar as fraquezas que podem te tornar acima da média, te trará uma visão clara de onde você está, onde você quer chegar e o que precisa ser feito para chegar lá a curto, médio e longo prazo com maior rapidez e excelência. Estimular estas competências dos vendedores brasileiros é extremamente oportuno.

*Cláudio Luís Rosa, empresário, com mais de 30 anos de experiência em vendas e gestão comercial. Formado em Administração, com MBA em Inteligência Competitiva e Mentoria Sistêmica, somado a Neurociência comportamental. É especialista em Neurociência do consumo. Já atuou em centenas de palestras em todo o país. É atualmente sócio da Sales Prime, uma das maiores consultorias de vendas do Brasil.

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