Segues com alegria

Nos encontros e desencontros da existência, há situações que não valem a pena manter nas lembranças. O perdão e o esquecimento retratam estratégias condizentes para seguir com alegria e leveza na vida. Ir em frente e deixar para trás as algemas da dor e do desespero significa escolher o caminho da vitória e do progresso, pois como expressou Shakespeare: “Bem está o que bem acaba”. Para isso, é essencial que se expulse do coração os sentimentos amargos para que a colheita futura seja abundante. Jardineiro disciplinado não permite que as ervas daninhas cresçam em torno da preciosa árvore da mente, cujos frutos da caridade e do altruísmo se desenvolvem melhor com prudência e disciplina.

Mais do que buscar a compensação pela dor passada, a reflexão com vistas ao futuro e as bênçãos que estão por vir e que não permitem dividir momentos na consciência com as sombras do pretérito. Ademais, se perdemos em um lado, ganhamos do outro. É melhor sempre ser credor do que devedor na balança do destino.

Quem faz para o outro faz para si mesmo e os bens que depositamos na caminhada da existência representam testemunhas silenciosas de nosso próprio avanço. Por meio da superação dos obstáculos e das dificuldades que crescemos e nos fortalecemos. Evitar as armadilhas da vida, seja uma palavra mal colocada, seja uma atitude impensada, simboliza a maturidade do ser. É a prudência aliada com as luzes de sabedoria do coração. Uma conduta digna de admiração e inspiração aos demais, em especial, àqueles que seguem os passos de Cristo.

Paulo Hayashi Jr – Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.