Coluna da ADI 06/06/2023
Fórum do Oeste
O Oeste do Estado terá no dia 16 de junho o 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná. Organizado pela Caciopar, o POD, a Acic e com apoio da Amop, o evento pretende reunir autoridades locais, representantes políticos, líderes regionais e empresários em debates fundamentais pertinentes ao crescimento econômico de médio e longo prazo para a região e o Estado. A inscrição é gratuita, deve ser realizada no site www.caciopar.org.br.
Reajuste salarial
Assembleia Legislativa promove nesta terça-feira (6) uma audiência pública para debater o reajuste salarial da data-base dos servidores públicos paranaenses. Até agora, o governo do Estado acena com uma reposição de 5,79% a ser paga em agosto. Os sindicatos da categoria alegam perdas de 42%, pois desde 2016 não há reposição integral da inflação.
Geração de energia
Em pouco mais de um ano, o Paraná dobrou sua capacidade de geração própria de energia. Tornou-se o quarto estado brasileiro a superar a marca de 2 GW de capacidade de GD. Para o próximo ano, no Paraná a expansão poderá ser impulsionada pelo agronegócio.
100% nacional
Primeira planta pré-industrial voltada para a fabricação de baterias de íons de lítio para veículos elétricos do país será implantada no Paraná, no campus da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba. Se tudo correr dentro do esperado, até 2026 de lá deve sair a primeira leva deste tipo de bateria 100% nacional para o mercado.
Ocupando os espaços
Marialva, o município considerado o maior produtor de uva do Paraná, tem 500 mulheres à frente de parreirais. O município abriga 1,5 mil produtores, a expectativa é que as mulheres ganhem cada vez mais espaço debaixo dos parreirais nos próximos anos e que de cacho em cacho, paciência e delicadeza, garantam uma produção ainda maior.
Cursos técnicos
O Paraná oferece seis mil vagas em cursos técnicos. Os cursos de Educação Profissional na rede estadual de ensino são destinados a quem já concluiu o ensino médio. Interessados tem até o dia 12 deste mês para fazer a matrícula diretamente nas instituições que ofertam essa modalidade.
Cursos Senar
O Senar-PR vai levar seu catálogo de cursos para os municípios que não têm ou não estão no raio de ação de um sindicato rural. O objetivo é fazer com que produtores e trabalhadores rurais de qualquer lugar do Paraná possam ter acesso às capacitações. Basta que o município faça um pedido formal, por meio de ofício. “Por se tratar de interesse do município, o pedido deve vir do prefeito ou de um secretário municipal”, destaca a diretora-técnica do Sistema Faep/Senar-PR, Débora Grimm.
Orla de matinhos
O Instituto Água e Terra (IAT), do governo do Paraná, divulgou um balanço sobre a recuperação da orla de Matinhos, no litoral do estado. A informação é de que 76,5% das obras estão concluídas. A previsão é de que a revitalização seja concluída no segundo semestre do ano que vem. A previsão é de que para a temporada de verão de 2024 para 2025 moradores e turistas terão uma nova orla em Matinhos.
Data marcada
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) vai apreciar na sessão virtual, de 17 a 21 de julho, a denúncia proposta pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) contra o deputado estadual Ricardo Arruda (PL) pelos crimes de associação criminosa, desvio de dinheiro público e tráfico de influência.
Vagas de emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana do feriado de Corpus Christi com a oferta de 12.271 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.990 oportunidades. Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito no site da Secretaria Estadual do Trabalho.
Reforma tributária
Um relatório das atividades do grupo de trabalho da reforma tributária será divulgado nesta terça-feira, dia 06. Segundo o relator do tema, deputado Reginaldo Lopes (PT), o relatório será um resumo do que o grupo de trabalho trabalhou, além de apresentar pontos consensuais e contextualizar 40 anos de discussão do tema.
Proposta
A ideia é colocar o tema em votação na Câmara ainda em junho, e o objetivo do deputado petista é ter mais de 400 votos favoráveis. Um dos pontos consensuais está na criação de um Imposto sobre Bens e Serviços dividido em um tributo federal e um de estados e municípios para substituir IPI, PIS, Cofins, ICMS estadual e ISS municipal.