Coluna da ADI 07-08/09/2022

Cooperativas

O senador Álvaro Dias, esteve em visita à Cocamar, em Maringá, onde foi recebido pela direção da cooperativa e lembrou da implantação, na sua gestão de governador do Estado, do Paraná Rural, que foi, à época, elogiado em nível nacional. O senador, que é candidato à reeleição, destaca o compromisso com o setor do agronegócio paranaense. Álvaro Dias já foi cooperado e teve papel fundamental na ajuda de recuperação do agronegócio paranaense em momentos de crise, em especial do setor de cooperativas. “O cooperativismo é a força motriz do desenvolvimento do Paraná”.

LDO 2023

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023 foi aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná. O texto, que tramitou na forma de um substitutivo geral da Comissão de Orçamento, prevê receitas para o ano que vem de R$ 58,2 bilhões. O projeto passou com 65 emendas dos parlamentares acatadas de modo integral, e uma parcial, entre as 92 emendas propostas.

Lotepar

Igualmente aprovado foi o Projeto de Lei que institui o serviço público de loteria no Estado do Paraná (Lotepar). A proposta tem como objetivo ampliar a segurança institucional e jurídica em relação à matéria, que trata da geração de recursos destinados ao financiamento de atividades sociais relevantes voltadas à promoção de direitos sociais, por meio da exploração das modalidades lotéricas previstas na Lei Federal n° 13.756, de 12 de dezembro de 2018. A matéria agora segue para sanção, ou veto, do Executivo.

Pesquisa

Candidatos à reeleição, o governador Ratinho Júnior, o senador Álvaro Dias e o presidente Jair Bolsonaro têm a preferência do eleitorado paranaense para o pleito de outubro próximo, o que não chega a ser uma novidade, mas agora em patamares diferentes dos registrados há poucos dias. No levantamento estimulado do Instituto Paraná Pesquisas, Ratinho Júnior aparece com 56,2% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado Requião – 23,8%. Para o Senado Federal Alvaro Dias está com 31,7% e Sérgio Moro 27,2%. Para a presidência da república Jair Bolsonaro aponta com 48,6% e Luiz Inácio Lula da Silva 28,0%.

Registro

O levantamento ouviu 1.410 eleitores de 62 municípios entre 31 de agosto e 5 de setembro, possui margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22, no TRE-PR sob o nº PR09990/2022 e no TSE sob o nº BR-03754/2022.

Recesso parlamentar

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) determinou recesso de 19 dias, de 12 a 30 de setembro. Neste período, as sessões plenárias estarão suspensas. A suspensão temporária das sessões plenárias se dá durante o período de campanha eleitoral. De 54 parlamentares com mandatos, mais de 90% concorrem nas eleições de 2022. O recesso parlamentar estava programado para julho deste ano, mas foi suspenso por determinação da presidência da Casa.

Empossado

Foi empossado o deputado estadual Natan Sperafico (PP), que assume a cadeira da deputada licenciada Maria Victória (PP). Segundo a assessoria, ela deixa o cargo por 120 dias para trabalhar na campanha eleitoral. A assessoria disse que ela não receberá salário no período. O deputado Natan Sperafico tem 32 anos e é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2014. Ele é filho do ex-deputado federal e ex-secretário-chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico.

Cataratas do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, onde fica localizada as Cataratas do Iguaçu, abrirá normalmente neste feriado de Independência do Brasil. Para realizar a visita turística é necessário comprar o ingresso on-line, com antecedência, agendando dia e horário para o passeio, no site oficial da Cataratas do Iguaçu (www.cataratasdoiguacu.com.br). O parque abre das 9h às 16h, todos os dias da semana.

Mutirão de renegociação

O Procon-PR está realizando um mutirão de renegociação de dívidas. A ação será realizada exclusivamente de maneira online, por meio da plataforma Consumidor.gov.br. Participam do mutirão bancos e instituições financeiras, operadoras de telefonia e de TV por assinatura, Copel e Sanepar, entre outras. Após relatar o problema e o interesse em participar do mutirão, a empresa responsável tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Transparência

O projeto de lei que propõe mais transparência ao atendimento de saúde pública no Paraná foi aprovado na Assembleia Legislativa. Os deputados votaram o PL em segundo e terceiro turno, além da redação final. A nova lei obriga a atualização de uma lista dos pacientes em fila de espera na rede pública estadual e instituições conveniadas que atendam pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto exige que o SUS do Paraná dê transparência, por meio de sites oficiais, da quantidade de pacientes que aguardam por consultas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública e de instituições privadas.

Encontro estadual

Entre os dias 14 de setembro a 5 de outubro, o CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná) realizará o II Seminário Estadual Serviço Social e Saúde. Neste ano, o encontro terá como tema principal “Estratégias de atuação, mobilização e resistência face aos desmontes do SUS e ao contexto pandêmico”. O seminário é organizado pela Câmara Temática (CT) de Saúde do conselho. E será transmitido pelo Canal Oficial do YouTube do CRESS-PR. Todos os participantes, inscritos até a data do primeiro encontro, vão receber certificado de participação.

Cursinho gratuito

Um cursinho online nacional abriu inscrições para que estudantes paranaenses possam participar de aulões gratuitos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No estado, são oferecidas 5 mil vagas. As aulas são ao vivo e ocorrem de segunda a sábado, obedecendo a um cronograma de disciplinas definido. Para participar, os interessados devem acessar o portal do cursinho Acelere no Enem e preencher um formulário online.

Campanha de vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação que tem como foco principal a prevenção da poliomielite termina no dia 9 de setembro e apenas 34,4% do público-alvo, crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade, foi imunizado com 3,9 milhões de doses aplicadas. A meta do Ministério da Saúde era chegar a 95% do público-alvo de 11,5 milhões de crianças. Entretanto, mais da metade delas, 7,5 milhões, ainda não receberam a vacina contra a paralisia infantil.

Armas e eleição

O ministro do STF Edson Fachin decidiu limitar os efeitos de decretos de Jair Bolsonaro, editados em 2021, que flexibilizaram a compra e o uso de armas. O magistrado citou “risco de aumento da violência política por conta do início da campanha eleitoral” para atender a um pedido do PSB em relação ao tema. A decisão pode ser um caminho para os ministros da Corte retomarem os debates sobre os decretos do presidente.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.