Coluna da ADI 14-15/10/2023
Startups
As startups Binahki, Eloverde, Aterra, CH4 Solution, VRGlass Virtual, Ororo, Dialog, Flug, Mush e Earth Renewable Technologies foram selecionadas para a fase final de aceleração do BRDE Labs Paraná. Este ano, o tema é Inovação Verde e Equidade.
Crédito emergencial
A Fomento Paraná vai ofertar uma linha de crédito emergencial para empreendedores de Cascavel, no Oeste do Estado. A cidade foi fortemente atingida pela chuva e um tornado. A situação de emergência na cidade foi reconhecida pelo Governo do Estado. A medida tem validade de 180 dias, nesse período Cascavel terá acesso às linhas de crédito emergenciais.
Oktoberfest
A Oktoberfest de Curitiba deve reunir 30 mil pessoas no Parque Barigui, até o próximo domingo (15). A abertura da primeira edição do tradicional evento germânico na Capital ocorreu nesta quinta-feira (12). A programação também conta com shows musicais, concursos de beleza e brincadeiras, além de praça de alimentação com pratos típicos e espaço kids.
Pesquisa
Incluído pela primeira vez numa pesquisa presidencial como eventual candidato do PSD, o governador do Paraná, Ratinho Junior, em um dos cenários, aparece na segunda colocação. A pesquisa publicada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que Ratinho aparece com 12,8% das intenções de voto, atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT.
Presidenciável
Após defender o nome do governador Ratinho Junior para a disputa do Planalto em 2026, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, disse que deve se separar de Lula (PT) para ter candidatura própria em 2026. As movimentações acontecem em meio a insatisfações na bancada do partido com a demora na indicação de cargos no governo federal.
Pesca no Paraná
A deputada federal Luísa Canziani (PSD) esteve em reunião com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paulo. “Em reunião com o ministro pudemos apresentar propostas de investimentos fundamentais para impulsionar a aquicultura e a pesca na nossa região e no Paraná”. Junto com a deputada estavam o prefeito de Alvorada do Sul, Marco Voltarelli e o diretor do Consórcio de Saúde de Londrina, Diogo Bufalo.
Abrigo
O governador Ratinho Júnior determinou a locação de hotéis e pousadas para acolher as pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. As secretarias de Justiça e Cidadania e do Desenvolvimento Social e Família e a Defesa Civil farão o levantamento da situação dos desabrigados nas cidades mais atingidas, como União da Vitória e Rio Negro. Também serão avaliados outros municípios em situação de emergência, onde famílias estejam desabrigadas e necessitando de assistência.
Prioridade
“É a prioridade número um do governo. As fortes chuvas que vêm castigando o estado têm causado muitos transtornos e não podemos deixar que as famílias que perderam suas casas, seus bens e estão sem ter para onde ir, fiquem desassistidas. Por isso determinei a contração de hotéis e pousadas até que as condições climáticas se estabilizem e que sejam encontradas opções de acolhimento aos desabrigados”, disse Ratinho Junior.
Desabrigados
De acordo com o boletim da Defesa Civil, emitido nesta quinta-feira, o Paraná registra 3.765 pessoas desabrigadas, que estão temporariamente em abrigos públicos, em cinco municípios. Os números tendem a aumentar porque a chuva continua em todo o estado.
Empréstimo
A presidenta do Brics, Dilma Rousseff, assinou o empréstimo de US$ 1 bilhão ao Brasil. O contrato foi firmado com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) em Marrakesh no Marrocos. O empréstimo havia sido solicitado pelo presidente Lula PT) no primeiro semestre deste ano. Os recursos emprestados terão prazo de pagamento de 30 anos, com juros de 1,64% ao ano.
Seguro Rural
O ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Abastecimento) solicitou a abertura de crédito suplementar de R$ 500 milhões ao orçamento da União para subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. “Sabemos da importância de ampliar os recursos para o Seguro Rural. Desde maio estamos pleiteando a ampliação dessa verba”, afirmou o ministro.
Dino não
A Frente Parlamentar Evangélica já enviou recado ao Planalto. Se o presidente Lula (PT) indicar o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) ao STF não terá a mesma abertura que Cristiano Zanin teve com a bancada evangélica no Senado. Nos bastidores, os evangélicos deixam claro que não somente estão fechados ao diálogo, como trabalharão contra a nomeação de Dino.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.