Coluna da ADI 18-19/02/2023
Confiantes
A Pesquisa Fecomércio/Sebrae mostra que 36,1% dos empresários paranaenses possuem expectativas favoráveis em relação ao faturamento deste primeiro semestre. “No Paraná o governo estadual vai manter os incentivos para que os números do comércio paranaense cresçam ainda mais do que em 2022, comprovando, mais uma vez, a importância do nosso setor na consolidação do Paraná como a quarta economia do país”, disse presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana
Comunicação
A deputada Luísa Canziani (PSD) é favorita para presidir a nova Comissão de Comunicação, criada a partir do desmembramento da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Luísa será indicada pelo PSD.
Pedágio
O governador Ratinho Júnior (PSD) mantém a expectativa de leiloar os primeiros dois lotes das concessões de pedágio no Paraná ainda em 2023. Ao participar de encontro com empresários, em São Paulo, o governador reafirmou a intenção de que sejam realizadas as licitações para a concessão dos lotes 1 e 2, já liberadas pelo Tribunal de Contas da União este ano, no modelo elaborado ainda no governo Bolsonaro, com leilão por menor tarifa e pagamento de um aporte financeiro proporcional ao desconto para a garantia das obras.
PP e União Brasil
PP e União Brasil seguem em conversas para a formação de uma federação, que nas palavras do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, teria potencial para ser “o maior partido do Brasil”. Caso se concretize, a fusão entre os dois partidos colocaria lado a lado dois antigos desafetos políticos, pelo Paraná: o senador pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil), e o secretário estadual de Indústria e Comércio, o deputado Ricardo Barros (PP).
Carnaval no litoral
O Carnaval 2023 promete agitar o litoral do Paraná em 2023. Depois de dois anos parada devido à pandemia da Covid-19, a programação carnavalesca volta às cidades litorâneas com trios elétricos, bandas locais e desfiles de blocos carnavalescos. Serão cinco dias de folia, entre hoje 17 e 21 de fevereiro.
Produção de sementes
O Ministério da Agricultura publicou portaria que regula, dentre outros temas, a produção e a utilização de sementes. A medida atualiza normas para o uso próprio de sementes salvas e mudas a partir de 1º de março deste ano. A declaração de uso próprio é obrigatória, garantindo o bom funcionamento do Sistema Nacional de Sementes e Mudas.
Mega sena
Uma aposta feita em Paranaguá, acertou as seis dezenas da Mega-Sena e faturou um prêmio de R$ 17.626.625,69 no sorteio de quinta-feira (16). O jogo foi feito presencialmente na Lotérica Epaminondas Paranaguá.
Reunião
O Plano Estadual de Hidrogênio Renovável foi tema de uma reunião nesta semana na Secretaria de Planejamento que teve a participação do secretário da pasta, Guto Silva,e de representantes da Copel, Sanepar, Parque Tecnológico Itaipu, Compagás, Invest Paraná e da Secretaria da Fazenda. “Estamos sempre acompanhando o que acontece nesta área, sobretudo na Europa, que pela grande dependência do gás da Rússia tem levado a grandes investimentos em hidrogênio renovável”, disse Guto Silva.
Mais empresas
O Paraná registrou saldo de 11.209 novas empresas em janeiro de 2023, número que se refere à diferença entre abertura e fechamento de empreendimentos. Com isso, o Paraná chegou a 1.586.170 empresas ativas (matrizes e filiais), de acordo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços.
Aumento salarial
Com o voto da maioria dos vereadores, a Câmara Municipal de Londrina aprovou o reajuste de 5,71% dos salários aos 19 parlamentares, percentual estendido ainda aos servidores e funcionários comissionados. O aumento trará impacto se quase R$ 1,8 milhão por ano no orçamento do legislativo.
Novo cenário
Já começaram as cotoveladas sobre as eleições municipais de 2024. Em Curitiba, o presidente do PSB, Severino Araújo, diz que não quer qualquer aliança com o PSB nem com o deputado Luciano Ducci (PSB) na cabeça de chapa. O vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD) já trabalha para trazer o Podemos para seu projeto político. Em Ponta Grossa, a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) levou o PSB e o PV do deputado Aliel Machado ao governo municipal.
Rumo ao Novo
O movimento do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) coloca entrave na pré-candidatura do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) a prefeito de Curitiba. O destino de Dallagnol e o do senador Sérgio Moro (União Brasil) pode ser o Novo. Moro já está sem espaço no seu partido.
Candidato
O ex-deputado Fernando Francischini (União Brasil) deve se desligar do governo Ratinho Junior (PSD) e voltar aos quadros de delegados da Polícia Federal. Cassado pelo TSE, Francischini terá seus direitos estabelecidos e estuda a candidatura ao Senado em 2026.
Ocupação total
O presidente do SindHotéis, Marcelo Martini, disse que a ocupação dos 26 mil leitos da rede hoteleira de Foz do Iguaçu deve ficar em 90%. Martini questionou novamente a métrica da visitação turística e disse que os hotéis da cidade receberam três milhões de hóspedes em 2022. Ele estima que a visitação já está na casa dos 4 milhões a 5 milhões por ano.
Gestão e Sustentabilidade
Martini assume no próximo dia 27, a Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria Estadual de Turismo.
Magoado
O próprio PL acredita que o destempero do deputado Ricardo Arruda decorre de ser preterido da liderança do partido que ficou com o Delegado Jacovós. Arruda disse que vai cobrar dos deputados a assinatura da CPI do Golpe e disse que encaminhou ao governador Ratinho Junior (PSD) pedido para que mandasse os defensores do Estado para atender os paranaenses presos em Brasília.
Monitoramento
A Itaipu Binacional vai monitorar o Rio Paraná a jusante (abaixo) da usina. O motivo são as chuvas recentes. Desde o início do ano, as chuvas a montante (acima) da Itaipu têm causado o aumento na vazão dos rios que deságuam no reservatório. As previsões indicam chuvas intensas nos próximos dias. A estimativa de vazões para o reservatório da Itaipu está na ordem de 18.000 m³/s, o que representa 60% acima da média histórica.
Assessor
O ex-deputado Adelino Ribeiro (PSD), de Cascavel, foi nomeado assessor da Casa Civil. Adelino foi deputado por três mandatos seguidos desde 2010 e não se reelegeu em 2022.
Criança pobreza
Pesquisa do Unicef aponta que pelo menos 32 milhões de meninos e meninas no Brasil vivem na pobreza. O número representa 63% do total de crianças e adolescentes no país e abarca a questão em diversas dimensões: renda, alimentação, educação, trabalho infantil, moradia, água, saneamento e informação.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.