Coluna da ADI – 29-30/07/2023
Internet 5G
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a faixa do 5G em mais 102 municípios a partir de 31 de julho. Com isso, 1.712 municípios passarão a ter o 5G disponível. Com a liberação de acesso à quinta geração de internet móvel, cinco municípios paranaenses poderão acessar, são elas: Antonina, Guaraqueçaba, Paranaguá, Pato Branco e Toledo.
Cursos gratuitos
Estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com 1.167 vagas disponíveis no Paraná. As inscrições ocorrem até 14 de agosto. Mais informações pelo telefone (41) 3271-9138 ou pelo e-mail gestaogratuidade@sistemafiep.org.br.
Pioneirismo
O município de Francisco Beltrão lançou o projeto de intervenção precoce para o diagnóstico de autismo, ação que será desenvolvida nos 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Denominado de Thé Benjamin, a iniciativa é pioneira no Brasil.
Pioneirismo II
O projeto prevê a inserção de equipes especializadas em Análise do Comportamento Aplicada nos CMEIs do município. Esta análise é a ciência que possui mais evidência no tratamento ao Transtorno do Espectro Autista, tendo por objetivo desenvolver habilidades que sejam preditoras de autonomia aos indivíduos.
Novas executivas
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Ponta Grossa sediou esta semana o evento regional para formalização de novas executivas municipais do PSB em Ivaí, Carambeí e Porto Amazonas. De acordo com o partido, em breve serão anunciadas as novas executivas em Castro e Piraí do Sul. O encontro contou com a presença do presidente estadual e deputado federal Luciano Ducci e do presidente do partido em Ponta Grossa, Mateus Chociai.
Paraná Produtivo
O programa Paraná Produtivo entrou em nova fase. A Fase II foca na execução das ações priorizadas, incluídas no planejamento governamental e acompanhadas por Conselhos Gestores Territoriais. Nessa etapa serão consolidadas e capacitadas as governanças territoriais, elaborada e disponibilizada uma plataforma de gestão que instrumentalize o desenvolvimento regional.
Prevenção
A Casa da Indústria de Cascavel promove, dia 9 de agosto, a palestra “Prevenção do Assédio Moral e Sexual no Âmbito do Trabalho”. A palestra será gratuita, mas as vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição prévia no site da Fiep. De acordo com levantamento deste ano do Vagas.com, mais da metade dos trabalhadores brasileiros (52%) já sofreu algum tipo de assédio moral nas empresas.
Cooperativas do Paraná
O Paraná conta com 61 cooperativas, juntas geram aproximadamente 110 mil empregados. No Estado, cooperativas são as maiores empresas em 130 municípios dos 399 municípios paranaenses. Entre as gigantes está a Coamo Agroindustrial Cooperativa, com sede em Campo Mourão, que fechou 2022 com receita global de R$ 28,1 bilhões.
Pré-candidata
O Partido Verde de Curitiba apresentou o nome da vereadora e procuradora da Mulher, Maria Letícia, como pré-candidata à prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024. Maria Letícia foi eleita em 2016 para o legislativo municipal, sendo reeleita em 2020. O anúncio foi feito durante o Encontro Verde, reunião mensal do partido com seus correligionários.
Solidariedade
O governador em exercício Darci Piana esteve no Hospital Municipal de Palotina para prestar solidariedade às vítimas da explosão que aconteceu em uma cooperativa da cidade. Foram confirmados oito óbitos (sete no local e uma pessoa que havia sido transferida para Cascavel), 11 internados em diferentes regiões do Estado.
Solidariedade II
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também manifestou solidariedade aos trabalhadores mortos na explosão. Ele ainda prometeu colocar o governo federal à disposição para ajudar. “Manifesto meus sentimentos e minha solidariedade aos trabalhadores e seus familiares, bem como a disposição do governo federal para auxiliar no que for necessário”.
Tratado de Itaipu
O governo brasileiro deverá apresentar até o início de setembro uma proposta para a revisão do Anexo C, que estabelece as bases comerciais de venda de energia elétrica gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, do Tratado de Itaipu. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o objetivo é apresentar ao país vizinho um “acordo equilibrado entre as partes”.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.