Coluna do Editor 02/11/2021

Amanhã

Em função do feriado de hoje (2), a Câmara de Toledo adiou sua tradicional sessão ordinária para amanhã (3), no mesmo ‘Bat Horário’: 14 horas. Entre os assuntos está a apresentação do Projeto de Lei 167, que dispõe sobre o uso racional da água no município. A proposta é do vereador Professor Oseias.

Comunicação

Também está na pauta uma Indicação do vereador Gabriel Baierle (DEM) que prevê a implantação de um Plano Municipal de Comunicação. Só pode ser piada, até porque Gabriel foi um dos que votou a favor pela extinção da Secretaria de Comunicação Social – entre outras – na reforma administrativa proposta pelo prefeito Beto Lunitti (MDB).

Cerca

Uma das propostas de alteração no Plano Diretor encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal é que os terrenos rurais precisarão ser todos cercados. Ah, e com cerca de quatro fios no mínimo.

Raio

Outra aberração: caso a proposta seja aprovada como veio da Prefeitura, quem estiver pensando em abrir uma casa noturna em Toledo deverá ter em mente que num raio de mil metros será preciso fazer um estudo de impacto ambiental. Isso dá, aproximadamente, 3 milhões de metros quadrados. Haja estudo!

Votos nulos

A cassação do deputado estadual Fernando Francischini (PSL) decidida semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez com que mais três parlamentares de seu partido perdessem o mandato na Assembleia Legislativa. É que além de cassar Francischini, o TSE determinou também a anulação dos 427 mil votos conquistados por ele nas eleições de 2018. Com isso, o quociente eleitoral será recalculado, e a votação da coligação PSL/PTC/Patriota, cai de 808,4 mil para 367,7 mil votos, e o partido perde metade de sua bancada de oito deputados na Casa.

Lista

Francischini foi condenado por abuso do poder e dos meios de comunicação por uma live no dia do primeiro turno da eleição para denunciar que duas urnas supostamente estavam fraudadas e não aceitavam votos no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (sem partido). Com a anulação de seus votos, também perdem os mandatos os deputados Do Carmo, Emerson Bacil e Cassiano Caron. E assumem as quatro vagas do PSL os suplentes Nereu Moura (MDB), Pedro Paulo Bazana (PV), Adelino Ribeiro (PRP) e Elio Rusch (DEM).

Doação

Caron assumiu o mandato na Assembleia na última terça e o perdeu na quarta, após a cassação do Subtenente Everton, também do PSL, mesmo partido de Francischini, e igualmente a anulação dos seus votos e do suplente. Everton foi cassado por ter recebido doação de campanha de uma associação de militares da reserva, pessoa jurídica, o que é proibido pela legislação eleitoral.

Na estrada

Por falar em Assembleia, o ex-prefeito de Maripá Anderson Bento Maria segue na estrada e fazendo uma reunião atrás da outra em busca de apoio para sua eventual candidatura a deputado estadual em 2022.

Em Toledo

Há alguns dias ele veio a Toledo conversar com Dilceu Sperafico e seu filho, Natan Sperafico. Segundo informações, o ex-deputado federal é um dos ‘gurus’ políticos de Anderson, que nutre um respeito enorme por Sperafico desde quando ainda era prefeito no primeiro mandato.

Quatro Pontes

O prefeito de Quatro Pontes João Laufer recebeu em seu gabinete a visita de José Carlos Mariussi, que é ex-prefeito de Tupãssi e assessor do deputado estadual licenciado e secretário estadual da Administração e da Previdência (Seap), Marcel Micheletto. Em pauta, levantamento de demandas do município.

Expediente

Hoje (2), em função do feriado de Finados, não haverá expediente no Jornal do Oeste, voltando ao normal amanhã (3). Com isso não haverá edição nesta quarta-feira.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.