Coluna da do Editor 30/12/2021
Plano Diretor
Ainda sobre a revisão do Plano Diretor de Toledo, uma pessoa que entende bem de todo o processo – incluindo os bastidores tensos antes da votação na Câmara Municipal – rebateu as declarações de um vereador sobre a questão das áreas institucionais, principalmente quanto ao Biopark, onde a área institucional é realmente de 6%, mas as áreas de circulação são 29%. Pelo novo projeto aprovado, na área urbana são 8% e mais 20% de circulação, ou seja, enquanto no Biopark o total é de 35%, na área urbana dá 28%.
Incentivos
Nunca é demais lembrar que o Biopark é uma área diferenciada, com lei específica para incentivo ao seu desenvolvimento que certamente tem trazido benefícios ao município.
Desenvolvimento
Sobre essa ‘febre’ por novos loteamentos em Toledo, para mim o maior problema é o ‘espalhamento’ da cidade e as dificuldades de administração daqui alguns anos, como fossem apenas os loteamentos os propulsores para o crescimento de uma cidade, algo que não são. Novos loteamentos são importantes? Sem dúvida! Mas também são novas áreas industriais, investimentos públicos e privados, entre tantas outras coisas que completam o quadro de desenvolvimento de qualquer cidade.
Juventude
As mudanças na Secretaria da Juventude não param. Depois da transferência de um professor que fazia um trabalho muito importante lá com os adolescentes, inclusive com os autistas, agora também a assistente em desenvolvimento social foi removida para outro setor.
Cobranças
Os dois faziam cobranças à atual gestão por ações e atividades para os jovens, ainda mais que ao longo de 2021 praticamente não aconteceu nada por lá e agora, quando algo poderia ser feito, os espaços estão fechados, reabrindo apenas na metade de fevereiro.
Passado
Num passado nem tão distante assim, muitos ocupantes de cargos importantes nessa gestão criticavam a gestão de Lucio de Marchi por muito menos, mas agora…agora no “poder” estão, inclusive a favor da extinção das secretarias da Mulher e Juventude.
Linha de frente
Quando o ex-prefeito Lucio de Marchi pensou em unificar as duas pastas foi montada uma verdadeira ‘linha de frente’ dentro da Câmara. Parece que agora muita gente mudou de ideia.
Total
Tão triste quanto essa situação é acompanhar o silêncio dos vereadores, alguns ludibriados pela fumaça do poder transitório.
Denúncia
O ex-prefeito de Almirante Tamandaré (Região Metropolitana de Curitiba), Aldnei Siqueira (PSD) e uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) da área educacional foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público do Paraná, por ato de improbidade administrativa. A ação civil pública ajuizada aponta ilicitudes no processo licitatório que resultou na contratação da organização para prestação de serviços por R$ 960.580,00.
O leitor fala…
Na manhã de ontem recebi a ligação de Dona Dirce, uma das mais antigas assinantes do Jornal do Oeste, que disse ter ficado surpresa com a notícia sobre a questão do passaporte sanitário, cuja adoção está proibida em Toledo graças ao projeto aprovado na Câmara Municipal.
Consciência
Segundo a leitora, é muito fácil falar em liberdade, entretanto, a pandemia do novo coronavírus exige um comportamento diferente por parte do poder público e da sociedade em geral e não será, em sua opinião, com projetos como esse que as coisas irão se resolver.
Ironia
Ela usou da boa e velha ironia para dar os “parabéns” a quem pensou nessa ideia. E eu voto com a relatora!
Comentários estão fechados.