Coluna do Editor 01/02/2022

Máscaras

Não é muito difícil entender alguns dos motivos pelos quais os números de Covid-19 em Toledo dispararam nos últimos dias. Um deles é a absoluta falta do uso de máscaras por parte de uma grande parcela da população. Em vários estabelecimentos há pessoas entrando e saindo sem o artefato. Pior é que nem os comerciantes estão exigindo mais que seus clientes entrem com a máscara.

Fiscalização

Outro problema é a fiscalização. Ou melhor: a completa falta dela. Não se fala mais nada em relação a essa questão, salvo por pessoas ligadas à saúde. No mais é cada um por si, embora a lei que obriga seu uso ainda esteja em vigor. Embora em Toledo essa fiscalização nunca tenha sido lá essas coisas, de uns tempos para cá acabou de vez!

Termômetros

Outro exemplo de que o poder público lavou as mãos é a aferição da temperatura nas entradas dos estabelecimentos comerciais. Hoje em Toledo ninguém confere a temperatura, nem mesmo nas maiores lojas.

Sumiu

Gostaria imensamente em saber por onde anda o Ministério Público que, mesmo diante deste aumento vertiginoso de casos não pediu providências. Um silêncio sepulcral e estranho, ainda mais porque na gestão passada o Ministério Público estava a todo momento exigindo medidas restritivas. E com números muito menores.

Nova lei

Será que a aprovação da Lei do Abuso de Autoridade pode estar interferindo na atuação dos promotores em Toledo? Ou será apenas período de férias?

Comércio

O Congresso vai analisar uma medida provisória que autoriza o Brasil a suspender concessões e até retaliar membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) em disputas comerciais enquanto audiências estiverem interrompidas no organismo internacional que regula o comércio global de bens e serviços. A MP 1.098/2022, editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicada na edição de domingo do Diário Oficial da União.

Bloqueio

De acordo com o governo, a autorização foi motivada pela paralisia do Órgão de Apelação da OMC, que se arrasta desde dezembro de 2020. Os Estados Unidos bloquearam nos últimos dois anos as nomeações de juízes para o órgão que funciona como um tribunal de recursos e pode determinar sanções a contraventores. Com a MP, a Presidência da República poderá colocar em prática decisões favoráveis já obtidas na OMC, mas que ainda não foram implementadas devido aos recursos apresentados.

Estacionamento

Um leitor entrou em contato para agradecer pela mudança no estacionamento do carro-forte que sempre atrapalhava o trânsito na Barão do Rio Branco, na agência do Sicredi próximo à Prefeitura de Toledo, conforme trouxe várias vezes neste espaço. O veículo parou, ontem, na Raimundo Leonardi.

Anseios

“A renovação, com a maior inserção de mulheres, jovens e pessoas de todas as etnias na vida pública, é fundamental para a representatividade da classe política e o debate de todos os temas do interesse da sociedade, mas o conhecimento, a experiência e o comprometimento de governantes e legisladores, também são fundamentais para o atendimento dos legítimos anseios e verdadeiras necessidades da maioria da população. Especialmente em momentos de dificuldades, como da crise hídrica e pandemia de Convid-19”, ressalta do ex-prefeito Lúcio de Marchi.

Tempos difíceis

Segundo ele, em tempos difíceis, como da atual e grave estiagem, com perdas bilionárias para o agronegócio, que é base da economia do município e região, essa representatividade é ainda mais importante. Isso porque a seca compromete a produção de grãos, variando de acordo com a topografia e qualidade do solo, cultura e época de plantio, o que se reflete na oferta de componentes de rações para suínos, frangos, peixes e vacas leiteiras, que complementam a geração de empregos, renda, riquezas, tributos, bem-estar social e novas oportunidades de negócios, no campo e na cidade, atingindo toda a população.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.