Coluna do Editor 01/10/2021
Amop
Reunidos em Cascavel, prefeitos e prefeitas da região Oeste participaram da 9ª AGO (Assembleia Geral Ordinária) da Amop de 2021, com ampla pauta de assuntos. O encontro foi comandado pelo prefeito de Cascavel e presidente da Amop, Leonaldo Paranhos. Entre os temas levados à plenária, um deles, de autoria do prefeito de Toledo e segundo vice-presidente da Amop, Beto Lunitti, foi a criação de uma estrutura regional, no formato de consórcio, de acolhimento de mulheres vítimas de violência física e psicológica.
Ironia
Com todo respeito, mas chega a ser irônico essa proposta partir justamente do prefeito Beto Lunitti que este ano encaminhou um projeto – aprovado na Câmara por maioria – para uma reestruturação administrativa onde justamente uma das pastas extintas é da Secretaria de Políticas para Mulheres.
Modelo
E a ironia é ainda maior quando, de acordo com material encaminhado pela assessoria da Amop, o prefeito de Toledo citou o caso de cárcere privado, no Jardim Gisela, que ganhou repercussão nacional. “Precisamos de uma casa de acolhimento regional, modelo em políticas de assistência social, especialmente preparada para atender esse público-alvo. Somos uma região altamente produtiva e desenvolvida, com boa infraestrutura, porém precisamos de conceitos ainda mais humanistas”, disse Lunitti durante o encontro na Amop.
Silêncio
O que também chega a ser irônico, mas não surpreendente, é o silêncio do Conselho dos Direitos da Mulher e de outras entidades que se dizem tão ativas na luta pelos direitos das mulheres que, num passado nem tão distante assim, fizeram uma gritaria quando se pensou em acabar com a secretaria dentro da Prefeitura de Toledo. Agora…
Plateia
A reunião contou com a presença de cerca de 35 prefeitos e vices, entre eles o primeiro-vice presidente da Amop, Élio Marciniak (prefeito de Santa Tereza do Oeste) e o prefeito de Jesuítas e presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Junior Weiller.
Prontinho
Talvez o prefeito de Toledo esteja se baseando num projeto que foi deixado prontinho pela gestão passada. Um projeto desenvolvido pela própria Secretaria de Políticas para Mulheres com a ideia de criar através do Ciscopar.
Miúdos
A unidade da BRF em Toledo acaba de receber habilitações para exportar miúdos de suínos para Singapura. Com estas liberações, a Companhia reforça as ações estratégicas para ampliar a sua participação no mercado asiático. A planta em Toledo conta com linhas de produção de aves, suínos e itens de alto valor agregado, que são destinados ao mercado interno e para países da Ásia, América Latina e África. Além de aves e suínos in natura, a unidade também produz linguiça, presunto e empanados.
Plano Diretor
A discussão em torno das eventuais mudanças no Plano Diretor em Toledo tem suscitado muitas dúvidas em alguns pontos, um deles é a questão do Jardim Independência. Na região a Copacol comprou recentemente um frigorífico de peixes e a Nutron também tem investido na região. Como essas duas empresas irão investir sabendo haver uma expansão residencial prevista?
Relator
Gabriel Baierle (DEM) ‘declinou’ o convite para ser o relator no caso envolvendo o colega Gilson Francisco (Cidadania) sobre um possível esquema de ‘rachadinha’ dentro do seu gabinete na Câmara de Toledo. Com isso o presidente do Conselho de Ética, Professor Oséias (PP) indicou Beto Scain (MDB).
Motivos
Curiosidade para saber os motivos para essa recusa por parte de Gabriel…
Relatório
Na próxima quarta-feira haverá nova reunião para o relator apresentar se irá ou não acolher a denúncia.
CICLOVIAS
Comentários estão fechados.