Coluna do Editor 02/08/2021
Consamu
Durante assembleia em Cascavel, prefeitos e secretários de Saúde da área de abrangência do Consamu, traçaram estratégias para fazer frente às dificuldades financeiras impostas pela pandemia por conta do imenso aumento nos custos com a operação. A histórica defasagem no cumprimento das obrigações orçamentárias por parte da União e a não complementação do percentual financeiro para recomposição dos custos por parte do Estado, causam grande preocupação nos prefeitos integrantes do Consórcio.
Divisão
Desde o ano passado têm ocorrido substanciais aumentos nas despesas operacionais em decorrência da pandemia. Tais compromissos vêm sendo honrados pelas 43 prefeituras associadas. A composição financeira do Consamu, cuja implantação data de 2013, segue o modelo tripartite, que em sua concepção prevê o custeio da seguinte forma: 50% recursos da União, 25% recursos do Governo do Estado e 25% recursos dos municípios associados.
Fora da realidade
Hoje, essa configuração não corresponde à proposta orçamentária original. As planilhas atuais apresentam os seguintes parâmetros: União 27,23%, Estado 24,51% e municípios com a maior fatia do bolo, 48,26%.
Quatro Pontes
O deputado estadual Gugu Bueno, que cumpriu agenda na região, esteve em Quatro Pontes, onde se encontrou com o prefeito João Laufer, o secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher, o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, a presidente da Câmara de Vereadores, Cleunice Majolo, as vereadoras Lurdes Kuns e Solange Lurdes Ferreira.
Cascavel
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, inaugura neste sábado (31) o segundo Centro de Atendimento à Fauna Silvestre no Estado (CAFS). O evento acontece às 9 horas no Hospital Universitário da Univel, local que se tornará oficialmente o CAFS.
Palotina
A Câmara de Vereadores de Palotina retornará com o período de sessões ordinárias na próxima segunda-feira (2), após cumprimento do recesso parlamentar. A Câmara é presidida pelo vereador Eurico Fernandes Barbosa. Também integram a Mesa Diretora os vereadores Joarez Negrona (primeiro secretário), Osvaldo Paulino de Freitas (segundo secretário) e Márcia Berno Cecluski (vice-presidente). Os demais vereadores são: Gilmar Hinkel, Rodrigo Ribeiro, Rosangelo Maltauro, Sergey Sendtko e Thiago Mostachio.
De volta
Também em Toledo os vereadores voltarão ao batente após uma pequena folga.
“Dedo-Duro”
E já na largada o vereador Gabriel Baierle está com um projeto tramitando na Câmara Municipal para implantar o “Dedo-Duro Ambiental” em Toledo. A ideia, de acordo com o vereador, é permitir que as pessoas recebam uma recompensa para denunciar eventuais crimes contra o meio ambiente, “como estes lixões irregulares que temos observado em algumas áreas”, comentou Gabriel. A ideia é criar um Disque-Denúncia para este tipo de atendimento, com os dados do denunciante sendo protegidos.
Sem água
A Sanepar informa que, neste domingo (1º), programou a higienização de reservatórios de água tratada de Toledo. O serviço será feito das 7 às 12 horas e pode ocorrer falta de água no Jardim Santa Maria, Vila Becker, Filadélfia, Centro e Jardim La Salle. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer às 18 horas.
Farmácias
Mais uma gigante do ramo de farmácias no Brasil está vindo para Toledo. A rede gaúcha Panvel já adquiriu uma área para construção de sua primeira loja na cidade. Será na Santos Dumont, esquina com a General Estilac Leal. As obras começaram esta semana.
Comentários estão fechados.