Coluna do Editor 04/08/2021
Educação
Com a autoridade – e competência – de quem já ocupou o cargo, a ex-secretária de Educação de Toledo Janice Salvador postou um verdadeiro desabafo sobre o setor, em especial um forte autoritarismo “gerado pela arrogância e incompetência” que estaria acontecendo dentro da pasta. Segundo a também ex-vereadora Janice, uma servidora de carreira foi desligada do seu setor “por ter prestado informações ao presidente Comissão de Educação, do Esporte e da Cultura, por solicitação dele, sobre projeto em tramitação na Câmara. A justificativa teria sido o fato de a servidora não ter respeitado a hierarquia. Sabe-se lá o que isso significa quando se está no exercício das funções, respondendo a um representante eleito pelo povo”, escreveu Janice.
Respeito
Janice Salvador pediu para alguém dizer à secretária que “a Educação do município não nasceu com ela e nem terminará com ela, que quatro, oito, doze, vinte, vinte e quatro anos passam, e depressa, e o que fica é apenas o respeito em que se baseou o trabalho, com que se tratou os colegas de trabalho, a educação com que se zelou pela educação e o reconhecimento. Convém lembrar, também, que é justo e de bom tom reconhecer as fontes dos textos citados que foram produzidos por outras equipes e reconhecer que cada gestão faz uma parte do processo; nunca o processo todo haja vista que este supera o tempo individual”.
Sugestão
Mas o que mais chamou a atenção na postagem foi a sugestão aos vereadores de Toledo pedirem informações sobre a prestação de contas do Fundeb, do transporte escolar, antes de 23 de julho e que verifiquem como está o PAR, afinal, qualquer ação que o município venha a pleitear junto ao Governo Federal passa pelo PAR.
Fundeb
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um Fundo especial composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, conforme disposto nos artigos 212 e 212-A da Constituição Federal.
PAR
Já o Plano de Ações Articuladas (PAR) é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
Estratégia
Trata-se de uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino.
Humildade
“Outro ponto que gera preocupação é quando uma secretária se recusa a discutir ideias, a ouvir os argumentos contrários e insiste em afirmar que quem não estiver contente peça para sair, quando se recorre a componentes da equipe anterior para entender procedimentos básicos, quando se perdem prazos. A situação é grave mesmo!! Mais humildade, mais respeito e valorização de quem trabalha pelo bem coletivo”, seguiu criticando Janice.
Básico
Por fim a ex-vereadora e secretária de Educação afirmou que a Educação merece respeito e seriedade. “A vaidade de cada um e projetos pessoais não pertencem à educação. A Secretaria da Educação não é quintal de ninguém. A Secretaria da Educação é nossa!! É de Toledo!! É só fazer o básico bem feito e com respeito, sempre! Não podemos aceitar menos do que isso”.
Van
O assessor parlamentar Ricardo Santos esteve em Curitiba, onde confirmou a liberação de uma emenda ao município de Toledo no valor de R$ 200 mil do deputado federal Aroldo Martins para a compra de uma van para acompanhamento das ações contra dengue e entre outras ações dos agentes de endemias.
Comentários estão fechados.