Coluna do Editor 04/10/2021
Relatório
O vereador Gabriel Baierle (DEM) entrou em contato e disse que não declinou do convite para ser o relator no Conselho de Ética da Câmara de Toledo, noc aso do suposto esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Gilson Francisco. “Não declinei. Se me nomeasse faria o relatório”, enviou mensagem o vereador.
Suplente
Além disso, ele ressalta ser suplente no Conselho de Ética, até a volta do titular, Elton Welter (PT).
Prerrogativa
Ainda de acordo com Gabriel, a prerrogativa de escolher o relator é do presidente, no caso, Professor Oséias (PP). “Não existe motivo, pois não houve recusa. A indicação foi direta ao (Beto) Scain”, emendou Baierle.
Empréstimo
Ainda sobre o caso, Gilson Francisco concedeu uma entrevista a Édio Rosseto (Rádio Guaçu) e confirmou ter feito um empréstimo em nome de Valderi, mas que está pagando as prestações.
Provas
Como já escrevi, este caso precisa ser muito bem comprovado para que a Câmara não caia em descrédito total, algo que volta e meia acontece justamente pelo comportamento irresponsável dos nobres vereadores.
‘Laranjas’
Empréstimo é uma coisa e tão, ou mais, triste é observar políticos posando de bom moço quando mentem sem qualquer constrangimento à Justiça Eleitoral ao colocarem em nomes de ‘laranjas’ algumas propriedades para esconder informações. Algumas, inclusive, sendo colocadas à venda em Novo Sobradinho.
Vacinação
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná cobrou esclarecimentos de sete prefeituras paranaenses que apresentam índice de aplicação inferior a 70% das vacinas contra a Covid-19 que já receberam, conforme dados do painel de vacinação do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas próprias administrações municipais. As notificações foram enviadas aos prefeitos, por meio do Canal de Comunicação (CACO), ferramenta de diálogo institucional entre o TCE-PR e seus jurisdicionados.
Agilidade
O levantamento foi concluído em 22 de setembro. Naquela data, as sete administrações municipais notificadas registravam índices de aplicação entre 61,6% e 69,8% das doses de imunizantes que haviam recebido. A medida integra o trabalho de fiscalização realizado pelo TCE-PR sobre o processo de vacinação no estado, iniciado ainda em janeiro, assim que as primeiras doses de imunizantes contra o coronavírus começaram a ser distribuídas e aplicadas na população. Os principais objetivos do Tribunal são garantir um processo de vacinação ágil, eficaz e que respeite a ordem de prioridade estabelecida pelas autoridades de saúde.
Obrigações
No ofício enviado às sete prefeituras, a Comissão de Acompanhamento de Gastos com a Covid-19 reafirma a necessidade de registro diário e de forma individualizada, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos dados referentes à aplicação das vacinas. Essa obrigatoriedade de alimentação diária do SI-PNI está prevista no artigo 15 da Lei nº 14.124/21. Já prevendo eventuais dificuldades de acesso ao sistema pela internet, o Ministério da Saúde recomenda que, quando isso ocorrer, os dados sejam lançados no prazo máximo de 48 horas após a aplicação, para garantir a rastreabilidade dos imunizantes.
Lista
Os sete municípios são Ivaté (61,60%), Santa Mônica (62,52%), Almirante Tamandaré (67,00%), Coronel Domingos Soares (67,83%), Mandaguaçu (68,84%), Quatro Pontes (69,47%) e Tamboara (69,80%).
Visita
O presidente do Democratas em Toledo, Lucio Mauro Elger, visitou o Jornal do Oeste esta semana. Veio falar um pouco sobre a fusão entre o DEM e o PSL, confirmada esta semana. “Até então eram apenas suposições, mesmo assim tomei a iniciativa de procurar a direção nacional do partido e buscar entender o que aconteceria com os diretórios estaduais e municipais. Me foi dito à época que eram apenas suposições e negociações. Fato que se comprovou essa semana. A partir do momento que a executiva nacional foi convocada para tratar do assunto na próxima terça feira, tenho como certa essa fusão”, comentou Elger.
Entendimento
No Paraná, Lucio se reuniu com os dirigentes do PSL e parece haver um com entendimento quanto aos diretórios, provisórias e executivas. “Ninguém será atropelado. Vamos compor as executivas com muita calma e olhando caso a caso”, disse o presidente do DEM em Toledo.
Janela
Com a fusão abre uma janela para que mandatários, deputados e vereadores, possam deixar o partido e buscar outro caminho. “Lamento demais, com muita sinceridade, o fim do nosso PFL/Democratas”, comentou ainda Lucio Elger, ressaltando compreender o momento pelo qual passa a política nacional.
Força
O novo partido, que teria o nome de União Brasil com o número 44, chega com força no Paraná. A nova legenda seria o segundo, atrás apenas do PSD do governador Ratinho Junior. PSL e DEM juntos teriam 50 prefeitos, 56 vice-prefeitos, 4 deputados federais, 12 deputados estaduais e 450 vereadores.
Líder
Já no ranking nacional, os dois partidos formariam a maior bancada dentro do Congresso, com 81 deputados federais e 7 senadores, além de 4 ministros.
Almoço
Quase ia me esquecendo: para sábado minha sugestão é você almoçar no Chico’s Bar e Restaurante, na Vila Industrial. Lá, Vagner e Silvane comandam uma equipe show de atendimento, além de um cardápio variado com direito àquela maravilhosa feijoada, uma infinidade de saladas e, claro, um bacalhau de tirar o fôlego. Para quem aprecia, há carnes nobres assadas na hora. Imperdível! Reservas e informações pelos telefones (45) 3055-4057 ou 99912-4050.
Comentários estão fechados.