Coluna do Editor 08/02/2022
O leitor escreve…
“Márcio Pimentel, boa tarde. As três fotos da sequência abaixo, tiradas por mim, exatamente as 16h37, são de um evento a Rua Piratini, 2436, entre a Dom Pedro II e Independência, Centro. Pedestre, transita por onde? Abraços
Falta fiscalização…se duvidar, nem CREA e nem alvará de obra tem. Calçadas, em Toledo, terra sem lei”. A mensagem, junto com as fotos, é de um leitor do Jornal do Oeste que, ontem (7) pela manhã passou no local e tudo seguia rigorosamente da mesma forma.
Fiscalização
Quando muitas vezes cobro fiscalização por parte do poder público, não me refiro apenas à questão da Covid. É nítido haver falhas em vários setores que necessitam de fiscalização, um setor que há anos vem sendo desmantelado dentro da administração.
Sem choro
Em decisão tomada na última sexta-feira (4), a 1ª Vara da Fazenda Pública de Foz do Iguaçu anulou o decreto de caducidade do contrato da prefeitura com o Consórcio Sorriso, que detém a concessão do transporte coletivo de Foz do Iguaçu até 2025. O juiz Rodrigo Luis Giacomin argumentou a decisão, após pedido do Consórcio, dizendo que as alegações do Município são contraditórios. O prefeito Chico Brasileiro (PSD) decretou a caducidade com as empresas Tranbalan, Cidade Verde e Vale do Iguaçu, argumentando que o contrato não estava sendo cumprido, constatado através de uma comissão que apurou as supostas irregularidades. Pelo decreto da prefeitura, o Consórcio Sorriso deveria encerrar as atividades na cidade no próximo dia 20 de fevereiro, quando então uma nova empresa contratada por 12 meses deveria prestar o serviço de transporte coletivo.
Abandono
Num vídeo postado em suas redes sociais, o vereador Professor Oseas (PP) alerta sobre o estado total de abandono do futuro CMEI no Jardim da Mata. No vídeo é possível observar o Portão arrebentado e o mato tomando conta da obra que sequer ainda foi entregue. “É dinheiro público sendo jogado fora”, critica Oseas, ressaltando que, “por mais que não foi entregue (a obra), o município tem um setor que pode zelar pelo espaço”.
Sem limpeza
O vereador alerta ainda sobre a falta de planejamento dentro da Secretaria Municipal de Educação de Toledo que, de acordo com Professor Oseas, sequer realizou o planejamento da equipe de limpeza. “Não planejaram, fora outras demandas dos CMEI’s”, comentou.
Visita
A deputada federal Leandre Dal Ponte esteve em Nova Santa Rosa na semana passada. A parlamentar foi recebida no Paço Municipal pelo prefeito, Norberto Pinz; vice-prefeito e secretário de Saúde, Noedi Hardt; presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Schindler (Chiquinho); demais vereadores; diretores e servidores públicos municipais. O objetivo de Leandre foi fazer uma visita as obras que tiveram sua participação, como a construção da farmácia básica de saúde, e também conversar com o prefeito e secretários sobre as demandas de Nova Santa Rosa.
Quatro Pontes
Após férias, João Laufer reassumiu a Prefeitura de Quatro Pontes. O vice-prefeito, Tiago Hansel, ficou à frente do Executivo pelo período de 30 dias. A troca de comando ocorreu no gabinete, mediante a assinatura de documentos. Laufer comenta que volta motivado e vislumbra a conclusão de obras e início de outras. “Todas as nossas ações serão em prol da comunidade. Vamos seguir em busca de novos recursos, federais e estaduais, a fim de atender as necessidades do nosso município, contemplando todas as áreas. Aplicaremos recursos próprios e novas parcerias estão em nosso planejamento”, expõe.