Coluna do Editor 09/06/2022
Extra!
A Câmara de Toledo realiza sessão extraordinária nesta sexta-feira (10), às 10h, para apreciar proposição que concede isenções fiscais visando a construção de um conjunto habitacional. O Loteamento Prefeito Egon Pudell contará com 178 unidades habitacionais de interesse social visando à implementação de metas da política de habitação popular. O Projeto de Lei nº 75, do Poder Executivo, é a única proposição em pauta na extraordinária e concede isenção de tributos municipais relativos à implantação das unidades habitacionais de interesse social no loteamento.
Deserti
O Loteamento Prefeito Egon Pudell, no bairro Jardim Panorama II, tem prevista a construção de 178 unidades habitacionais, pelo Programa “Casa Verde e Amarela”. O projeto habitacional teve aberto o Chamamento Público n° 001/2022 às empreiteiras visando sua construção, com definição do teto máximo de R$ 100 mil para cada unidade. Conforme comunicado publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, em 26 de abril, não houve empresas de construção civil interessadas, sendo declarado deserto.
Isenção
A proposição encaminhada à Câmara pelo prefeito Beto Lunitti segue o exemplo estabelecido pela Lei “R” n° 104/2021, que trata dos Loteamentos Habitacionais “Jaime Luiz Hunhoff”, de Novo Sarandi, e “Residencial Silfredo Muller”, em Vila Nova, com a concessão de incentivos baseados na isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e das taxas referentes à expedição de alvará de construção, “Habite-se” e outras, relativas às 178 unidades habitacionais vinculadas ao Programa Habitacional de Interesse Social.
Relator
Os efeitos das isenções foram analisados na Comissão de Finanças e Orçamento, onde o presidente Gabriel Baierle se autonomeou relator e deu parecer favorável.
Ciranda de Negócios
Mulheres que atuam nos mais diferentes ramos empresariais participam na manhã desta quinta-feira (9), no hall do Auditório Cascavel, na Acic, da segunda edição da Ciranda de Negócios. Com início às 8h, a segunda edição do evento é organizada pelo Núcleo Acic Mulher. O objetivo é aproximar, divulgar e criar um ambiente de relacionamento profissional e de negócios entre as nucleadas.
Sinduscon
Nesta quinta-feira (9), às 15h30, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) vão divulgar uma série de dados sobre o desempenho da construção no Paraná.
Dados inéditos
Serão divulgadas informações como geração de emprego, custos de insumos, principais problemas do setor, segmentos que mais geram vagas e expectativas para o ano. As entidades vão apresentar dados inéditos da Sondagem da Construção Civil, realizada pela CNI, com o apoio da CBIC, para a Região Sul. Os dados mostram, por exemplo, que a Região Sul foi a segunda maior geradora de novas vagas na construção no primeiro trimestre de 2022. E Curitiba é a cidade da região que mais gerou empregos com carteira assinada no setor, no primeiro trimestre deste ano. Itapema e Chapecó também se destacaram na abertura de novas vagas na construção nos três primeiros meses de 2022.
Mercado
Ainda serão apresentados dados sobre o mercado imobiliário na região, com informações como número de unidades vendidas, lançadas, preço e programa Casa Verde e Amarela. A coletiva será híbrida. Presencial no Sinduscon Corporate, Rua da Glória, 175, Centro Cívico, em Curitiba, ou através do
Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RbcQ-MWbyPo