Coluna do Editor 09/08/2021

Bazar

Neste sábado (7), das 9 às 13 horas, será realizado o 1º Bazar Formiguinhas Solidárias, com peças selecionadas e de qualidade com preços que variam de R$ 1,00 a R$ 20,00. Será no Colégio integral, na Rua 13 de Abril, 81, Vila Industrial em Toledo, a duas quadras do Shopping Panambi.

Feira de Adoção

Neste domingo (8), no Parque Ecológico Diva Paim Barth, será realizada uma Feira de Adoção de animais, a partir das 15 horas. Haverá ainda arrecadação de ração, caminhas e mantinhas para os animais. A promoção é da Prefeitura de Toledo, através da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento.

Contas

Os prazos para que partidos políticos e candidatos não eleitos nas Eleições Municipais de 2020 apresentem à Justiça Eleitoral as mídias eletrônicas com os documentos de suas prestações de contas eleitorais voltou a correr e se encerrará no próximo dia 17 de setembro. A determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevista na Portaria nº 506/2021, foi publicada nesta quarta-feira (4).

Suspenso

O prazo para a prestação de contas das campanhas de candidatos e partidos políticos no pleito do ano passado havia sido suspenso em março pela Portaria TSE nº 111/2021, que foi revogada. O motivo para a suspensão foi o risco de transmissão de Covid-19 por meio da manipulação das mídias eletrônicas, que deveriam ser entregues fisicamente nos 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Caravana

Está se formando uma verdadeira caravana dentro da Câmara Municipal de Toledo para participar da Marcha dos Vereadores em Brasília. A lista poderia ser maior, mas Valdomiro Bozó (PSC), diante do alto número de vereadores, refletiu melhor e teve o bom senso de retirar seu nome. Vai deixar para a próxima.

Libras

Está na pauta da sessão da Câmara de segunda-feira (9) o Projeto de Lei 111, de 2021, que trata da extinção do cargo de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores públicos municipais. Um retrocesso sem tamanho, ainda mais quando o mundo inteiro caminha na direção contrária, ou seja, da inclusão cada vez maior das pessoas com necessidades especiais.

Mambembe

A justificativa – mambembe por sinal – é que a gestão da Liberdade com Responsabilidade não pode fazer concurso ou contratar em função da legislação. Ora, é só esperar e fazer depois. Aliás, a gestão passada herdou esse mesmo problema do mesmo Beto Lunitti, só que por motivos distintos e não conseguiu contratar ou fazer concursos durante dois longos anos por causa do limite prudencial da folha de pagamento que estava estourada.

Central

Outro motivo alegado é que seria criada uma central. Primeiro se crie a Central, coloca ela para funcionar e, depois, caso esta Central funcione e atenda às necessidades da comunidade surda, extingue o cargo e pronto. Mas fazer isso sem parâmetros é algo muito estranho. Até porque não foi feito concurso, não foi contratado intérprete, não tem nada em execução.

Atendimento

Hoje é um problema porque, toda vez que um surdo precisa de atendimento na Prefeitura, é um corre-corre danado.

Capacitação

Não adianta também dizer que vão capacitar os servidores, até porque uma Língua tão complexa, como é a Brasileira de Sinais, aprende-se assim, numa capacitação e pronto. O ensino e o aprendizado de Libras requer uma formação mais longa e consistente.

Perguntinha

Perguntinha básica: e quem seria responsável por essa capacitação? A empresa já montada para esse fim?

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.