Coluna do Editor 09/12/2021

De dedo!

O clima esquentou terça-feira (7), na reunião da Comissão Especial para analisar os projetos sobre a Reforma da Previdência dos servidores públicos municipais de Toledo. Em determinado momento, a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) se sentiu incomodada com a postura arrogante do líder do Governo Dudu Barbosa (Republicanos) e os dois trocaram ‘gentilezas’ dando de dedo um no outro.

Lugar

Olinda, que é a presidente da Comissão, irritou-se profundamente e disparou: “O senhor se coloque no seu lugar. Eu não autorizei a sua fala”. Dudu interrompeu a vereadora dizendo ter “pedido licença”, porém, Olinda frisou não a ter concedido.

Arrogância

A vereadora citou que estava apenas fazendo a lista de chamada quando foi interrompida pelo colega que disse estar Olinda “faltando com o respeito com este parlamento. A senhora deveria respeitar cada parlamentar desta Casa”, rebateu o líder de Governo de dedo em riste, alegando ter Olinda agido com “uma arrogância, uma prepotência descabida” e pediu para a vereadora rever sua postura e destacou que Olinda não “era a dona da comissão”.

Pressa

Quem pensou que a rusga teria passado entre os dois se enganou. Dudu Barbosa disse que Olinda estava interrompendo os convidados e ressaltou que, caso fosse necessário, seria necessário fazer várias reuniões. Engraçado que, quando foi para colocar em votação os projetos sobre o tema, o nobre líder do Governo não teve a mesma cautela ou paciência. Apurou a turma, foi desrespeitoso com os servidores ao levar ao plenário alho e um crucifixo para espantar os vampiros.

Respeito

Coube a Elton Welter (PT) puxar a orelha do colega. “Viu Dudu, você está ouvindo? Acho que Vossa Excelência precisa ser mais respeitoso com a nossa presidente (Olinda Fiorentin) que é uma mulher formidável, independente e Vossa Excelência foi deselegante esta tarde”.

Opinião

O nobre líder do Governo rebateu Welter dizendo que esta era a opinião dele, com a qual não concordava e que a deselegância partiu da colega vereadora. E, irritado, citou que Welter sim estava sendo deselegante ao fazer um comentário como este fora do contexto da discussão.

Aprosoja

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) vai promover hoje (9), às 17 horas, o Webinário CPR e Fiagro – Desafios e Oportunidades para os Produtores. O debate será transmitido ao vivo pelo canal youtube.com/aprosojabrasil. O evento vai contar com a participação de parlamentares e especialistas para aprofundar o debater a respeito dos Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) e das Cédulas de Produto Rural (CPR) como alternativas ao crédito oficial para financiamento da produção agrícola.

União Brasil

Hoje (9), em Curitiba, será realizado o lançamento oficial do União Brasil no Estado do Paraná. O partido, que nasce da união entre o Partido Social Liberal (PSL) e do Democratas (DEM), terá a maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná, assim como assumiu o papel de maior bancada da Câmara dos Deputados. O evento, que contará com a presença de parlamentares da nova sigla e de diversas lideranças nacionais, estaduais e municipais, acontece no Espaço Torres, a partir das 17 horas. A nova sigla terá como presidente do diretório estadual o deputado federal Felipe Francischini.

Peso do partido

Nas eleições de 2018, o PSL e o DEM conquistaram 12 cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná e mais quatro na Câmara Federal. Juntos, vão compor a maior bancada da direita dos últimos 20 anos. Em números nacionais, o União Brasil detém 545 prefeituras, cinco governos estaduais, oito senadores e 82 deputados federais. Na campanha eleitoral de 2022, o partido terá o maior tempo de televisão e o maior fundo eleitoral.

Vai

O vereador Gabriel Baierle, que era filiado ao DEM, estará em Curitiba hoje para prestigiar a solenidade do novo partido.

Em Brasília

Por falar em Gabriel, ele esteve em Brasília na terça-feira (7). O objetivo, segundo ele, foi abrir diálogo com o Ministério da Infraestrutura sobre alternativas à praça de pedágio entre Toledo e Cascavel.

Pedágio

Uma comitiva da região se reuniu com o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, para tratar da questão do pedágio. Lá estiveram Allan Tressi (Sintratol), o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos), o prefeito de Toledo Beto Lunitti, Antonio Ruys (Sintropar), Edson Vasconcelos (Fiep), Rainer Zielasko (Programa Oeste em Desenvolvimento), Claudenir Machado (Associação Comercial de Toledo) e Genesio Pegoraro (Associação Comercial de Cascavel).

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.