Coluna do Editor 10/12/2021
Hoje
O ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Dilceu Sperafico deverá chegar apenas hoje (10) a Toledo. Ele ficou praticamente a semana inteira em Brasília, onde se reuniu com várias lideranças partidárias, entre elas o ministro das Comunicações Fábio Faria, com quem esteve ao lado do amigo e líder do Governo Bolsonaro na Câmara Federal, o deputado Ricardo Barros.
Bom Jesus
Mas Sperafico não foi apenas falar de política, tanto que se reuniu com representantes do Ministério da Saúde em busca de apoio para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus, que será erguida numa área ao lado do campus da PUCPR em Toledo, na Vila Becker. Sperafico acompanhou a superintendente da Hoesp (mantenedora do hospital), Zulnei Bordin.
Palpável
Sobre as recentes reuniões da Comissão Especial para discutir a Reforma da Previdência dos servidores públicos municipais de Toledo, o vereador Marcelo Marques (Patriotas) disse agora estar “mais fácil, palpável e claro para os vereadores” compreender o que está acontecendo e frisou agora existirem “parâmetros para a discussão”.
Enterro
Já o presidente da Câmara, vereador Leoclides Bisognin (MDB) frisou que seu voto não ajudou a ‘enterrar’ esse projeto. “Todos os questionamentos realizados são pertinentes. Hoje, todas as pessoas começaram a ter a compreensão do projeto e votar tranquilamente. E quero que todos saibam que nenhum ser na terra, manda em meu voto. Uma hora a reforma da previdência será realizada. Agora é o momento de encontrarmos uma solução boa para a sustentabilidade do Fundo”, afirmou ele.
Tristeza
A secretária de Comunicação do SerToledo Vanessa Fabiana disse estar “triste” com algumas falas que ouviu durante os debates. “Um dos representantes disse que a aposentadoria é para o servidor comprar remédios e esperar a hora da morte. Para isso, nós temos direito de gozar de férias remuneradas. Me entristece e entristece a categoria”, disse ela, cobrando que os vereadores estudem mais sobre a matéria e mantenham a “responsabilidade”.
Sozinha
Ainda da reunião da Comissão Especial sobre a Reforma da Previdência dos servidores de Toledo, realizada na terça-feira (7) na Câmara Municipal. A presidente Olinda Fiorentin (PSD) precisou encerrar a reunião sozinha. Geraldo Weisheimer (PL) foi o único a ter justificado sua saída mais cedo em razão de uma consulta médica. Os demais…
Apressadinho
O líder do Governo Dudu Barbosa (Republicanos), por exemplo, abandonou o barco com quase 30 minutos antes de encerrar o encontro. Isso que ele afirmou logo no começo que não tinha pressa de acompanhar os debates, como ele mesmo colocou para a própria Olinda e que resultou numa discussão entre ambos, conforme relatado nesta Coluna ontem.
Vergonha
Chumbinho Silva (PP) igualmente sumiu do mapa antes do fim. Diante da falta de quórum, Olinda encerrou a reunião. “É uma vergonha esta Casa de Leis ter de encerrar uma reunião sobre um projeto de lei tão importante por estar na Mesa sozinha”.
Homenagem
Por falar na Câmara, hoje (10) será feita a sessão solene de homenagem às personalidades que se destacaram pela trajetória e contribuição ao Município de Toledo, alusiva aos 69 anos de emancipação.
Lista
Serão homenageados com a Medalha Willy Barth o Frei Amarildo e Valdir Antônio Eckestein. Já com o título de Cidadania Honorária serão Sauli Rosa e Erich Baumgart.
Plano Diretor
E ainda hoje na Câmara Municipal de Toledo, mas às 9 horas, será realizada a audiência pública para apresentação e discussão da consolidação de emendas sugeridas nas matérias que integram o Plano Diretor.
Comentários estão fechados.