Coluna do Editor 12/02/2022

Representação

O prefeito Beto Lunitti é realmente um cara de sorte. No Seminário de Cooperação Pedagógica com os Municípios, marcado para acontecer nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Teatro Guaíra, em Curitiba, ele não terá apenas um, mas dois representantes, de acordo com as Portarias 72 e 73, de 7 de fevereiro deste ano.

Dupla

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e a diretora de Gabinete Julia Lazzari estão com 2,5 diárias liberadas para participar do encontro.

Rebate

Um guarda municipal, que pediu anonimato, enviou mensagem rebatendo as declarações do vereador Genivaldo Paes que, durante a sessão de segunda-feira na Câmara Municipal, criticou a Guarda Municipal e o comando da corporação por várias falhas na visão do vereador que estão sendo cometidas, sendo a mais recente a não realização de um boletim sobre a depredação no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann.

Informações

De acordo com este agente da Guarda, existe um diretor de parques, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, e se alguém precisasse fazer o tal boletim seria esta pessoa e não a Guarda Municipal. “O vereador é preciso buscar informações ou então ele é mal intencionado. Está cuspindo no prato que comeu”, disse o agente, lembrando que Genivaldo é ex-agente da Guarda Municipal.

Dor de cotovelo

O agente – e leitor – frisou que a Guarda Municipal tem trabalhado muito sim e que “ocioso está o vereador que trabalha apenas duas horas no dia da sessão.

É pura dor de cotovelo”.

Material escolar

O vereador Gabriel Baierle propôs ao prefeito Beto Lunitti o Programa Cartão Material Escolar destinado aos alunos da rede pública municipal em Toledo. A proposição foi apresentada na primeira Sessão Ordinária de 2022 acompanhada de anteprojeto e indica ao Poder Executivo instituir um programa destinado de auxílio financeiro para a aquisição de material didático-escolar para atender as necessidades dos estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino do Município de Toledo.

Menor renda

De acordo com o proposto, a concessão do benefício é destinada à aquisição dos itens, pela família do beneficiário ou por meio de distribuição direta de materiais didáticos escolares, adquiridos pela Secretaria Municipal da Educação, cabendo a esta adotar, entre essas opções, a que considerar mais adequada. Segundo o vereador Gabriel Baierle, a proposta estabelece aos alunos, especialmente aos de família de menor renda, melhores condições de estudos, além de movimentar a economia local.

Iluminação pública

Vários vereadores citaram a deficiência na iluminação pública em Toledo durante a última sessão ordinária na Câmara Municipal. Professor Oseas, por exemplo, lembrou em 2019 terem sido arrecadados cerca de R$ 17 milhões para contribuição para custeio da iluminação pública, mas que hoje a cidade está às escuras.

Sem cronograma

De acordo com o vereador, a resposta ao Requerimento pedindo informações apontou não existir um cronograma detalhado para as atividades a serem realizados. A sugestão de Oseas é que a Prefeitura de Toledo contrate uma nova empresa. “Hoje o cidadão está pagando e não está recebendo serviço”, comentou.

Cobranças

Ainda sobre o assunto, o vereador Valdomiro Bozó lembrou se tratar de um problema de “vários anos” e contou uma história do então prefeito José Carlos Schiavinato que falou para o diretor na época trabalhar de noite “porque de dia não vai conseguir ver” as lâmpadas que estivessem queimadas. “E o atual diretor anda nas ruas à noite”, questionou Bozó.

Local

Vou deixar aqui apenas um local que sei onde há várias lâmpadas queimadas: Rua Itália Piovesan Pasquali.

Migalhas

Já o vereador Chumbinho Silva criticou mais uma vez o fato de não termos deputado de Toledo e estarmos hoje, de acordo com ele, “vivendo de migalhas e ficando preso com estes camaradas”. Chumbinho pediu união para eleger “deputados da nossa casa. Vamos ter bons candidatos em Toledo. Podemos eleger dois para cada cargo”, comentou o vereador para quem a questão da Federação Partidária poderá até beneficiar a cidade.

Nomeação

A nomeação no início do ano de uma diretora vai render muita dor de cabeça ainda. O assunto já está no Ministério Público e contra fatos…

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.