Coluna do Editor 13/04/2022

Indicação

Os 19 vereadores de Toledo emitiram, somente neste ano, nada menos que 417 indicações até a sessão ordinária de segunda-feira (11). Isso representa a marca de mais de 100 indicações por mês, que aumenta levando-se em conta que o ano legislativo começou apenas em fevereiro.

Azedou

O clima dentro do Partido Liberal em Toledo azedou de vez, desde quando Simone Sponholz se filiou ao partido de ima para baixo. Ela foi a Brasília e os correligionários locais apenas tiveram que engolir. Pelos discursos dos três vereadores nesta semana, a bolacha servida ainda está entalada. Sem água francesa ou chá inglês para ajudar a descer!

Respeito

Genivaldo Paes disse ser preciso respeitar a bancada do PL em Toledo. “O deputado federal Giacobo até hoje não falou nada conosco. Não respeitou a vontade do partido em ter Valdir Rossetto ser o candidato a deputado estadual”, comentou o vereador, frisando que Simone “caiu de paraquedas”.

Rainha de nada!

Genivaldo seguiu atirando ao chamar a pré-candidata de “rainha da sucata” e emendou: “A senhora não é a rainha de nada”.

Fundo

Sem citar o nome de Simone Sponholz de maneira literal, Geraldo Weiseihmer questionou se ela será favorável ao produtor ou se vai prometer cortar as pedras e o auxílio ao homem do campo. Perguntou ainda se ela “vai usar o fundo partidário na sua eleição. Nós (os vereadores) não usamos”.

Salto

A exemplo dos seus colegas de partido, Valdir Rossetto destacou o grupo forte capaz de ter elegido 3 vereadores na última eleição. “Não começamos ontem no PL. Estamos em campanha desde 2020. Temos base. Pergunto pra tia: de onde ela veio, o que ela fez, o que ela está fazendo pelo nosso município. Se esforce e desça do salto”, criticou.

Águia

Um dos motivos da bronca dos vereadores foi uma postagem de Simone Sponholz na qual ela se compara a uma águia que voou direto a Brasília.

Goteiras

Pedro Varela (PP) pediu, mais uma vez, um olhar mais atento ao Cmei Otília Stédile, no Jardim Europa. Segundo o vereador, a situação continua e afirmou que as professoras não vencem correr balde para cuidar as goteiras.

Licitação

Esta semana a Câmara de Toledo deu mais uma demonstração do quanto está, de certa forma, atrelada aos desejos do prefeito Beto Lunitti e do vice Ademar Dorfschmidt. Foi aprovado, por maioria, o regime de urgência do Projeto de Lei 52/2022. A explicação foi ser necessário realizar o processo licitatório para o transporte da Orquestra Sinfônica do Paraná, prevista para junho. Caso não fosse votado em regime de urgência não haveria tempo hábil para isso. Mas aí cabe uma pergunta: dá tempo de fazer uma licitação em um, dois meses?

‘Bolo’

O detalhe é que o PL 52, além do tal transporte, tem vários outros projetos no meio, entretanto, sem especificar quais serão, quem será beneficiado, entre outros pontos que mereceriam uma discussão maior.

Discurso

Outro detalhe: Marcelo Marques (Patriota) fez um discurso lindo e deu todo indicativo que votaria contra porque lembrou de quando foi relator do projeto sobre o Toledo Mais Negócios e houve indicativos de ilegalidade. Aí, na hora do voto…Aprovado por maioria!

Contra

Foram contra os cinco vereadores do PP (Professor Oseas, Chumbinho Silva, Jozimar Polasso, Pedro Varela e Valtencir Careca), além de Genivaldo Paes (PL).

Calendário

Ou houve falta de planejamento ou má fé, até porque a Orquestra Sinfônica do Paraná, ainda em março, já havia apresentado o cronograma de apresentações pelo estado, com Toledo na agenda para o dia 26 de junho, a partir das 20h, no Teatro Municipal. Aí só agora veio o projeto para o transporte? No mínimo é esquisito…

Novo secretário

No cargo há mais de cinco anos, Luis Carlos Becker se despediu da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes de Quatro Pontes. Ele deixa a pasta por opção particular, pois se dedicará a projetos pessoais, além de permanecer com atuação no cargo de vereador (MDB) para o qual foi eleito em 2020. Em seu lugar, a secretaria passa a ser ocupada por Silvestre Rohden. A nomeação aconteceu na última quinta-feira (7), conforme a portaria nº 239/2022, publicada no Diário Oficial, com validade a partir desta segunda-feira (11).

Vandalismo

Excelente a iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico pela intervenção na decoração da Páscoa em vários pontos de Toledo. Pena que alguns vândalos destruíram praticamente toda a decoração ainda no sábado, poucas horas após a decoração ter sido implantada. Triste.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.