Coluna do Editor 15/10/2021
Voluntários
O sistema Fiep, através do Programa de Voluntariado 2021, promoverá a 1ª cAUminhada Individual. Será no dia 23 de outubro, na Praça Willy Barth, no Centro de Toledo, entre 9h e 11h30. As inscrições devem ser feitas através do site e aí é só comparecer neste dia para retirada do seu kit (bandana para seu pet, amostra de ração, flyer informativo).
Virtual
A campanha será toda virtual. É só passear com seu pet utilizando a bandana, tirar fotos, postar nas redes sociais e marcar a campanha: @afocatotoledo @protetorasmeraki @todosporumlar.
Auxílio
O valor arrecadado através da inscrição será revertido integralmente para as entidades Afocato Toledo, Protetoras Meraki e Todos por um Lar. Haverá arrecadação de ração no dia da entrega dos kits e ainda venda de calendários 2022.
Baterias
O vereador Valdomiro Bozó (PSC) quer informações sobre os gastos destinados a compra de baterias para a frota de veículos do município de Toledo.
Ônibus
Já Jozimar Polasso (PP) solicitou informações dos ônibus distritais disponíveis atualmente em Toledo.
Condenada
Uma ex-vereadora de Araucária (região metropolitana de Curitiba), foi condenada a 7 anos, 3 meses e 17 dias de prisão e ao pagamento de 80 dias-multa pelo crime de concussão. A ex-parlamentar, da legislatura 2013-2016, foi denunciada pelo Ministério Público do Paraná pela prática de “rachadinha”.
Denúncias
Entre o final de 2018 e o início de 2019, as Promotorias de Justiça de Araucária ofereceram dez denúncias contra vereadores e assessores parlamentares da legislatura de 2013-2016, em consequência das investigações da primeira fase (batizada de “Mensalinho) da Operação Sinecuras. Os réus foram denunciados pela prática dos crimes de organização/associação criminosa, concussão e lavagem de dinheiro. Essa foi a primeira sentença proferida para um caso de “rachadinha” a partir das denúncias oferecidas no âmbito da operação.
Acordo
O “mensalinho” consistiu em um acordo, feito pelo alto escalão do Executivo com membros do Legislativo Municipal, para estabelecer um esquema de corrupção institucionalizada na administração pública de Araucária naquele período. Segundo o MP, o então prefeito, para assegurar a aprovação de projetos de lei de seu interesse, bem como evitar eventual instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), pagava mensalmente R$ 10 mil a cada vereador, além de lhes conceder cargos em comissão no Executivo para pessoas indicadas por eles.
Ameaças
Com a deflagração da operação, em abril de 2018, foram ouvidas dezenas das pessoas indicadas a ocuparem cargos comissionados no Executivo, sendo que 22 delas confirmaram que, além de serem indicadas pelos vereadores para assumirem os cargos, eram obrigadas a repassar uma porcentagem mensal de seus ganhos, bem como demais benefícios (férias, rescisão, auxílio-alimentação e restituição do Imposto de Renda), chegando algumas delas a entregar mais de 70% do salário, sob pena de demissão caso não o fizessem.
Podemos
O ex-vice-prefeito Tita Furlan esteve na reunião nacional do Podemos em Brasília no final de semana onde, segundo ele, as executivas estaduais se reuniram com a nacional, para planejamento das chapas de deputados estaduais, federais e das chapas majoritárias.
Candidaturas
Ainda de acordo com Tita, em novembro o Podemos deverá anunciar oficialmente seu candidato à Presidência da República. “No Paraná devemos confirmar candidatura à reeleição de Alvaro Dias ao Senado”, comentou. Já Tita deverá – mais uma vez – se lançar candidato a deputado estadual.
Comentários estão fechados.