Coluna do Editor 16/02/2022
TAC
A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Trabalho na semana passada no sentido de “abster-se de praticar ou de tolerar que se pratique qualquer tipo de conduta que cause constrangimento ou que represente ameaça, ainda que velada, a trabalhadores em virtude de denúncias de irregularidades trabalhistas dirigidas ao Ministério Público do Trabalho ou à Fiscalização do Trabalho”.
ATI
O presidente da Associação dos Profissionais dos Órgãos de
Comunicação Social de Toledo, Amarildo José Fernandes, convoca seus sócios para realização de assembleia ordinária a ser realizada no dia 15 de março, a partir das 18h30. Em pauta a apresentação do relatório de atividades e situação financeira da entidade e eleição e posse da nova diretoria da ATI para a gestão 2022/2023.
Aumentos
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, incluiu na pauta da sessão desta quarta-feira dois projetos de lei que podem ajudar a reduzir o preço dos combustíveis. Relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), o PL 1.472/2021 e o PLP 11/2020 fazem parte de uma conjunto de propostas apresentadas pelos parlamentares na tentativa de frear os recorrentes aumentos nos valores da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. As informações são da Agência Senado.
Opinião
O vereador Dudu Barbosa (Republicanos) criticou a posição do colega Chumbinho Silva (PP) que momentos antes disse que preferia eleger um deputado da direita, opinião dele e precisa ser respeitada. Alegando se tratar de um “discurso separatista”, Barbosa afirmou que coloca as questões partidárias acima de qualquer coisa, entretanto, defendeu o voto em Elton Welter que, na opinião do líder de Governo, é o candidato a deputado federal com maiores chances matemáticas de ser eleito.
Coerência
“Vou apoiar um deputado estadual e um federal do partido”, disse o nobre líder do Governo na Câmara de Toledo que, em toda sessão, rigorosamente em toda, ele defende tanto o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e o próprio Welter, respectivamente, pré-candidatos a deputado estadual e a deputado federal. Até hoje ele não comentou sobre nenhum nome do Republicanos.
De saída?
Por falar em Republicanos, o empresário Beto Ignácio (Casa da Pistola & das Bombas) estaria de saída do partido.
Renúncia
Realmente ele chegou a pedir a renúncia do cargo de presidente em Toledo e sua desfiliação, isso por alguns acontecimentos recentes que o estão incomodando. Porém, o presidente da legenda no Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, entrou em contato com Beto no fim de semana e pediu para que ele continuasse à frente da sigla.
Reflexão
Beto Ignácio comentou ter refletido bastante sobre os filiados que hoje confiam em seu trabalho e segue, pelo menos por enquanto, à frente da sigla.
Visão turva
Na opinião do vereador Gabriel Baierle, o Governo do Estado só enxerga Toledo “quando é para falar de números”, comentou ao citar a questão do Valor Bruto da Produção (VBP), o alto índice na geração de empregos e ainda a questão da vacina contra Covid, quando a cidade foi escolhida para receber o estudo da Pfizer. “Quando é para encarar a realidade, aí ninguém sabe de nada”, disse Baierle citando que a 20ª Regional de Saúde é a mais defasada do Estado quando comparado ao que a cidade – e a região – contribui para o desenvolvimento do Paraná.
Posse
O reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Schlefler, estará em Toledo no próximo dia 25. Vem para a posse do novo diretor do campus, Elder EWlisandro Schemberger, marcada para as 10 horas.