Coluna do Editor 17/02/2022

De saída

O jornalista Marco Antônio não integra mais o quadro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo. Uma pena, afinal, ele vinha realizando um excelente trabalho na relação entre a entidade e a imprensa. A alegação foi corte de gastos. Mas, até aí tudo certo, afinal, qualquer organização passa por ajustes.

Anúncio

O que chamou a atenção – e não foi apenas a minha, mas de muitos servidores também – é que no mesmo dia que o assessor de imprensa foi dispensado para ‘corte de gastos’, o SerToledo publicou um post na página da instituição sobre uma possível vaga na área de marketing.

Explicações

Até onde se sabe, não houve nenhum “pio” dando explicações ao servidores. De quem será essa vaga em aberto? Será que os servidores serão consultados a respeito?

Constrangimento

“Bom dia Marcio não deveria ser o sindicato que defende o trabalhador?? E justamente assinando TAC pelo contrário?? Que constrangimento para nós servidores”, mensagem encaminhada por uma servidora da Prefeitura de Toledo sobre o TAC assinado entre a direção do SerToledo e o Ministério do Trabalho, conforme relatado neste espaço nesta quarta-feira.

Obras públicas

A fim de ajudar a Prefeitura de Toledo a incrementar seus controles internos sobre a gestão e a execução de obras públicas, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) homologou a emissão de 12 recomendações relativas ao assunto. As medidas, cujo prazo indicado para implementação é de seis meses, foram sugeridas pela Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do órgão de controle. Por meio de auditoria realizada no âmbito do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2021 do TCE-PR, a unidade técnica identificou duas oportunidades de melhoria relacionadas ao tópico no município.

Deficiências

Enquanto a primeira delas diz respeito à deficiência na previsão de atribuições, responsabilidades, procedimentos e controles de concepção e gestão de obras públicas, a segunda trata da inserção inadequada ou com atraso de dados no Portal da Transparência do município, bem como no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) e no Portal Informação para Todos (PIT) do TCE-PR.

12 medidas

Diante disso, os auditores responsáveis pela atividade defenderam que o município adote 12 medidas técnicas para solucionar as impropriedades encontradas. Elas estão detalhadas no quadro abaixo. O processo de Homologação de Recomendações foi relatado pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, que corroborou todas as indicações feitas pela COP.

Novidade?

O vice-prefeito Ademar Dorfschimidt aproveitou sua viagem a Curitiba para se reunir com o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, , Valdemar Bernardo Jorge, para tratar segundo ele, “de demandas de interesse do município de Toledo”, como o trevo da Avenida Carlos Sbaraini, a ciclovia de Toledo a Novo Sobradinho e a duplicação da Avenida Egydio Munaretto. Alguma novidade? Nenhuma!

Promessas

Estas e outras obras – como a Delegacia Cidadã, por exemplo – até agora não passaram de promessas. Cada visita de algum secretário de Estado a Toledo ou de algum deputado é a mesma ladainha, com muitas fotos, postagens em redes sociais e, ação concreta que é bom, ‘nadica de nada’.

Campanha

Ademar está na dele, fazendo campanha sem a menor cerimônia…

Força política

Não adianta: sem força política, infelizmente, algumas coisas não acontecem e Toledo segue vivendo de migalhas. Hoje o epicentro da política no oeste do Paraná está voltado para Assis Chateaubriand e não para Toledo que, se não conseguir eleger nenhum representante para a Assembleia Legislativa ou a Câmara Federal, seguirá sendo apenas um espectro no cenário estadual.

Viabilidade

Por isso é preciso a sociedade toledana refletir bem sobre a questão do voto na eleição deste ano para não correr o risco de, mais uma vez, a cidade ficar à mercê de situações como essas onde apenas o ‘blá, blá, blá’ político prevalece até agora.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.