Coluna do Editor 19/04/2022
Decisões
O dia era 4 de março de 2018 e, numa postagem na rede social, o atual prefeito Beto Lunitti fez vários comentários numa reportagem da Globo mostrando a falta de professores na Escola Municipal André Zênere. Entre os comentários estava este: “O prefeito tem de ter as rédeas na mão. Visto que o dinheiro não se multiplica. Pelo contrário, sempre falta! Governar é fazer escolhas! Prefeito é eleito para governar, isso requer decisões duras!”, escreveu Beto Lunitti ao criticar o momento que vivia seu antecessor Lucio de Marchi.
Limite prudencial
“As prestações de contas estão mostrando, altíssimos valores de dinheiro público pagos em horas extras. Este é o um dos principais motivos de a atual administração não conseguir baixar o limite prudencial. Além de não adotarem medidas de demissão de cargos comissionados e redução dos salários de secretários(as), vice-prefeito e prefeito. Quando estive lá, tomei as decisões. Difíceis, mas necessárias. Não foi fácil! Houve o reenquadramento nos limites constitucionais”, escreveu o prefeito, sem mencionar que ele foi o responsável por entregar o limite prudencial acima do teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Viúva
“Casou com a viúva, tem responsabilidade de cuidar da casa, cuidar da família, dos filhos”. Portanto, tá na hora de agir!! Passou um ano e dois meses”, finalizou Beto Lunitti, prefeito de Toledo 2013-2016, quando o limite prudencial ‘estourou’ graças a decisões difíceis tomadas pelo gestor, como aumento de funções gratificadas, inchaço de cargos de confiança, entre outras medidas.
Aumento
Passado um ano e meio desta gestão, agora está na Câmara um projeto para aumentar em quase 35% seu próprio salário, do vice e dos secretários. É, quando se casa com a viúva e sua conta está cheia…
O leitor escreve…
“Caro Márcio, muitas pessoas dizem que em Toledo existe a “indústria da multa”, mas não sabem o que acontece de verdade. Está acontecendo a Terceira Turma de Formação Profissional da Guarda Municipal, na escola de governo, anexo a Secretaria de Educação e junto a Funet. Ocorre que na tarde do dia 11/04, presenciei nada menos do que 5 infrações de trânsito, em menos de 10 minutos”, escreveu um leitor, que é guarda municipal.
Exemplos
“Primeiro, uma senhora deixou seu carro na área de embarque e desembarque por uns 8 minutos, foi até a Funet, buscou sua filha, saiu sem cinto de segurança e a criança no banco da frente, também sem cinto. Não bastasse isso, do outro lado da rua, outra senhora já chega, fazendo uso do celular, e deixa seu carro na guia rebaixada de uma outra residência. Isso tudo, na frente de vários guardas que ali estão fazendo curso. E agora Arnaldo????”. Pois é, “Pode Isso Arnaldo?”.
Inovação
Está chegando em Toledo um grande evento, feito especialmente para quem tem interesse ou já está inserido em ambientes tecnológicos e inovadores. O Fórum de Inovação – Toledo: um ecossistema em desenvolvimento será realizado dia 30 de abril das 8h às 12h no auditório da Prefeitura de Toledo. A realização é do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Toledo (Comciti), com o apoio da Prefeitura de Toledo, Sebrae PR, Funtec, Acit e Senai.
Objetivo
O objetivo é que os participantes conheçam as iniciativas de apoio ao empreendedorismo inovador; integrem-se; troquem experiências e saibam maus sobre o apoio ao desenvolvimento do ecossistema municipal de inovação. As inscrições podem ser feitas através do site: https://bit.ly/forumdeinovacaoCOMCITI
Ditadura
Já está disponível no serviço de streaming HBO Max o primeiro episódio da série documental “Em busca de Anselmo”, que mostra a trajetória de José Anselmo Santos, ex-marinheiro infiltrado em grupos de resistência à ditadura militar brasileira. Ao todo, a produção terá cinco episódios de 60 minutos cada, que serão disponibilizados na plataforma de streaming semanalmente, além do canal HBO.