Coluna do Editor 20/01/2022
Visita
Recebi esta semana a visita do pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Novo Dirceu Soligo, que é de Cascavel, mas tem muitos amigos em Toledo. Conversamos muito sobre suas propostas e, claro, sobre a estratégia do partido para tentar crescer no Paraná. Como ex- líder em Cascavel e depois vice-presidente estadual, Soligo acredita que aos poucos o Novo vai se moldando e as pessoas começam a compreender a diferença para outros partidos. “Nosso projeto é de longo prazo”, comentou ele, citando, entretanto, haver metas para curto e médio prazos.
Candidaturas
Uma dessas metas é lançar em pelo menos 22 cidades estratégicas no Paraná candidatos a deputado e eleger uma bancada mínima. O objetivo maior é fazer o partido crescer mesmo em 2024, quando haverá eleições municipais. E Toledo é uma das cidades que está no radar do partido.
Crise
Ainda no campo da política, de acordo com o Blog do Tupan, a saída do ex-presidente do partido do presidenciável Sergio Moro, Cesar Silvestri, para se filiar ao PSDB do ex-governador Beto Richa, revela uma crise no Podemos, envolvendo o senador Alvaro Dias e as lideranças emergentes no Paraná, o que pode exigir a intervenção ou uma mudança radical do ex-juiz da Lava Jato.
Rede social
O comunicado da filiação de Cesar Silvestri Filho ao ninho tucano foi em uma rede social, com a presença do presidente municipal de Curitiba, Edson Lau: “O ex-prefeito de Guarapuava (PR), Cesar Silvestri Filho, anunciou a sua filiação ao PSDB do Paraná para construção de uma candidatura ao governo do estado”.
Lado a lado
O anúncio foi feito ao lado do ex-governador Beto Richa; do presidente Nacional do PSDB, Bruno Araújo; e do governador de São Paulo, João Doria. Participaram da reunião em São Paulo, o deputado federal Valdir Rossoni e o deputado estadual Michele Caputo.
Abandono
Vou deixar aqui uma sugestão ao responsável pela manutenção dos espaços públicos da Prefeitura de Toledo: faça como eu e dê uma ‘passadinha’ para verificar o estado de abandono dos equipamentos de ginástica na Academia ao Ar Livre localizados no largo São Vicente de Paulo, no Centro. Impossível qualquer pessoa em sã consciência praticar atividade física ali. É uma sujeira total, além de equipamentos em péssimas condições.
Tem mais
E vou insistir em outro assunto que tenho trazido aqui com frequência: o abandono ao lado dos ginásios de esportes Alcides Pan e Hugo Zeni, na Vila Industrial.
Insegurança
Não bastasse a sujeira deixada por andarilhos, a questão da insegurança começa a preocupar quem vai treinar à noite por ali. São frequentes os relatos de mulheres que passam por situações constrangedoras. Muito por sinal.
Workshop
A Sanepar promove um workshop sobre o desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel, amanhã (21). Os técnicos da Companhia farão a apresentação dos projetos e cronograma das obras e da retirada do lodo, bem como o plano de manejo da Bacia do Rio Cascavel e o Plano de Segurança da Água (PSA).
Crise hídrica
Nas apresentações serão abordadas as questões da crise hídrica, que atinge o Paraná, a região Oeste e Cascavel desde 2019, e será apresentada a Carta de Cascavel, com sugestões e contribuições para o desenvolvimento de ações de preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. O documento faz parte do relatório do 1º Workshop do Plano de Segurança da Água, realizado em Cascavel, em 19/12/2019.
Comentários estão fechados.