Coluna do Editor 22/12/2021
Área
A rejeição – por maioria – da mudança sobre a área institucional, dentro da reforma do Plano Diretor de Toledo que está em discussão na Câmara Municipal, foi mais uma derrota ao líder de Governo Dudu Barbosa, que nos bastidores fez um lobby violento pela redução drástica do percentual. Mesmo havendo um parecer jurídico dizendo não ser permitida área menor que 8%, ele insistiu na defesa de 6,5% e acabou derrotado.
Contrários
Chumbinho Silva, Elton Welter, Geraldo Weisheimer, Jozimar Polasso, Leoclides Bisognin, Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Professor Oseias, Valdir Rossetto e Valtencir Careca mantiveram a coerência e rejeitaram a proposta e conseguiram a redução para 8% da área líquida, algo mais adequado à atual realidade do município.
A favor
Defendendo o indefensável ficaram Beto Scain, Damião Santos, Dudu Barbosa, Gabriel Baierle, Genivaldo Jesus, Genivaldo Paes, Marcelo Marques e Valdomiro Bozó.
Proposta
É, no mínimo, estranho um líder de Governo defender uma proposta em prol dos loteadores, contrário ao posicionamento do prefeito Beto Lunitti, que era de 8%. O objetivo era estragar a proposta do próprio Executivo ou fazer o jogo de bastidores. Neste caso, o líder do Governo não defendeu os interesses do município, mas sim de uma parte muito específica de empresários que estão pressionando – muito – o Executivo por mudanças neste novo Plano Diretor que poderão mudar o futuro da cidade.
Oposição
Coube aos vereadores de ‘oposição’ defenderem o projeto e sua legalidade. Vai entender…Por essas e outras é que em 2022 deverá haver uma troca neste cargo que vem sendo desrespeitado sem a menor cerimônia ao longo do ano.
Vitória
Nos corredores se comentou que foi a maior vitória da oposição contra o jogo de bastidores feita pelo Executivo. A situação foi bastante tensa antes e durante a votação que culminou com a manutenção de uma questão técnica, até porque não se pode discutir apenas a cidade de agora, mas sim de como a queremos daqui a algumas décadas.
Maripá
A Prefeitura de Maripá publicou o Decreto 249/2021 que estabelece medidas administrativas para o encerramento do exercício financeiro de 2021. Para isso, haverá regime diferenciado de atendimento ao público e alguns setores irão funcionar em regime de plantão. O atendimento ocorrerá normalmente até às 11h30 do dia 23 de dezembro, retornando em 3 de janeiro, às 7h30. A medida não vai afetar os serviços essenciais.
Essenciais
Os setores de Expedição de Notas de Produtor Rural, Guia de Transporte Animal – GTA e Serviço de Inspeção Municipal – SIM atenderão normalmente nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro. O setor de Tributação da Secretaria de Finanças atenderá nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro em horário normal de expediente para atendimento ao público.
Saúde
O transporte de pacientes ocorrerá normalmente no período de recesso, conforme agendamento de consultas e exames previamente realizados. O atendimento emergencial ocorrerá neste período no Pronto Atendimento 24 horas. O Serviço de Vigilância Sanitária Municipal atenderá em regime de plantão nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, para recebimento de denúncias e vistorias relacionados às medidas de enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus, assim como o Serviço de Vigilância Ambiental Municipal para recebimento de denúncias, vistorias e bloqueios relacionados às medidas de controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Unioeste
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) divulgou o edital do 3º Processo Seletivo Simplificado 2021 que, desta vez, busca a contratação de professores da área da educação especial. As inscrições para a prova vão até o dia 27 de janeiro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 200,00, que deverá ser paga apenas na Caixa Econômica Federal. No total, serão disponibilizadas cinco vagas distribuídas entre os campus de Cascavel, Marechal Cândido Rondo e Toledo.
Comentários estão fechados.