Coluna do Editor 23/02/2022
Alimentação
O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo, Carlinhos Luiz Fornari, comunica que nesta quinta-feira (24), às 09:00h nas dependências do Sindicato Rural de Toledo, haverá reunião ordinária do conselho para atualizações sobre o projeto das hortas comunitárias, sobre o Programa de Aquisição de Alimentos e ainda sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
De volta
O vereador Valdomiro Bozó destacou a retomada do tradicional Campeonato de Futebol Suíço do Jardim Panorama no último fim de semana. “Espero que este campeonato volte a ser o que era”, disse ele citando a necessidade da paralisação pela pandemia do novo coronavírus. Bozó parabenizou todas as pessoas envolvidas na organização do campeonato.
Guarda
Bozó também cobrou para que a Guarda Municipal seja melhor utilizada na preservação dos espaços públicos. Ele citou a reclamação sobre o vandalismo no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann e oito janelas roubadas no São Francisco há mais ou menos de duas semanas. “Aonde estão os nossos guardas nos nossos espaços públicos”, cobrou Bozó, afirmando que a reconstrução sai bem mais caro que manter a Guarda nas ruas. Segundo o vereador, hoje a patrulha está sendo feita por quatro viaturas na parte da manhã e apenas uma na parte da noite.
Livros
A compra de novos livros didáticos por parte da Secretaria Municipal de Educação no valor de aproximadamente R$ 9 milhões levantou dúvidas junto ao vereador Professor Oseas. Durante a sessão ordinária na segunda-feira, Oseas citou existirem duas bases para a compra de livros: ou segue a linha da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) ou do MEC (Ministério da Educação), que já envia livros didáticos aos municípios.
Ideologia
“A escola deve apresentar suas opções, algo que não aconteceu”, comentou o vereador, citando que a linha da Amop tem uma linha profundamente marxista. “Quero entender qual a base está sendo seguida. Não estou dizendo que há algo errado, apenas pedindo explicações”, disse Oseas, acrescentando que se estiver sendo seguida a linha do MEC “tem um risco tremendo ao prefeito porque não pode sobrepor conteúdo. É jogar dinheiro fora. Esta compra de livro precisa se tornar mais clara”, comentou.
Convite
Pré-candidato ao Senado, o ex-chefe da Casa Civil do governo Ratinho Jr, Guto Silva, vai deixar o PSD – partido do governador – para se filiar ao Progressistas (PP). Silva foi convidado pelo deputado federal Ricardo Barros (PP). A intenção é que ele tenha legenda garantida para a eleição de senador, o que poderia não ocorrer no PSD.
Decisão
Ratinho Jr terá que decidir qual de seus aliados vai compor a chapa como candidato governista ao Senado, que é disputada também por outros nomes, como o senador e pré-candidato à reeleição, Alvaro Dias (Pode).
Uma vaga
Lembrando que na eleição deste ano estará em disputa apenas uma vaga ao Senado, justamente a cadeira de Alvaro Dias.
O leitor escreve…
“Márcio Pimentel, Bom dia. Quanto a sua coluna desta terça-feira, em “acidente”, muito estranho o silêncio em toda a imprensa…nem os “nanicos”, nem os “graúdos” noticiaram o fato…acho que não foi abduzido… todos teriam visto…os ETs nativos teriam aproveitado para “vender” a ideia fajuta de civilizações, discos voadores (pseudo ciência)… Fico mais na hipótese de algum “cetáceo” (baleia) ou tubarão… Dificilmente seria piranha ou cervo abundantes naquela região, notadamente após o por do sol. Será que algum tubarão estava caçando piranha ou algum “humano”, cervos?”, mensagem encaminhada por um leitor assíduo desta Coluna.