Coluna do Editor 24/05/2021

Dez de Maio

CRÉDITO: Divulgação

E é assim que tem de ser quem assume o comando de qualquer instituição. As pessoas não podem tornar-se ‘donos’ das organizações. Estas precisam estar sempre acima de qualquer individualidade. Transparência não pode ser apenas uma palavra usada em discursos, mas sim uma ação constante de qualquer agente público.

Vacina

A Comissão Especial de Investigação (CEI) da Assembleia Legislativa do Paraná que apura fraudes na vacinação da Covid no Estado, ouviu nesta quinta-feira (20) a falsa enfermeira presa em Apucarana, acusada de desviar doses da vacina e de imunizar uma família de Mandaguari. Com autorização da Justiça, Silvania Regina Ribeiro, de 46 anos, que trabalhava como voluntária na vacinação no município, confirmou a denúncia, como havia feito à polícia, e ainda revelou que outros casos ocorreram na cidade.

Nomes

Silvania citou nomes de servidores municipais que teriam autorizado e vacinado pessoas fora do Plano Nacional de Imunização, além de pessoas que burlaram a fila. A falsa enfermeira também nominou as cinco pessoas da mesma família vacinadas por ela. “Foi uma família que me ajudou muito em um momento difícil”, justificou.

Pedágio

O Ministério da Infraestrutura emitiu uma nota oficial onde alega que, “em conjunto com EPL, ANTT e Banco Mundial, segue trabalhando na formatação do melhor modelo de concessão de rodovias, considerando todas as contribuições que vêm sendo realizadas e buscando atender às necessidades do Paraná. É fundamental evitar os erros do passado e, para isso, o governo federal quer garantir contratos seguros, com regulação eficiente, assegurando o aporte de investimentos previstos de R$ 42 bilhões, para ampliar a capacidade das rodovias paranaenses e reduzir custos logísticos”.

Luto

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou o falecimento do maestro Darcysio Fritsch, homenageado pelo Município de Toledo com o Título de Cidadania Honorária em 2002 “pela contribuição ao desenvolvimento e integração dos segmentos culturais toledanos”. “Se tem alguém que se doou à comunidade de Toledo este senhor chama-se Darcysio Fritsch, regendo coral por mais de 50 anos e atuando junto às escolas”, apontou o presidente da Câmara de Toledo. Bisognin destaca que Darcysio Fritsch doou a maior parte de suas horas à comunidade, destacando que isto precisa ser reconhecido e valorizado.

História

A homenagem aprovada pela Câmara de Toledo foi proposta pela Mesa Diretora através do Projeto de Lei n° 97/2002, cuja justificativa resgata parte da trajetória do maestro. Nascido em Selbach (RS), há 82 anos, Darcysio Fritsch veio para Toledo, onde foi professor no Seminário Verbo Divino de 1964 a 67, numa trajetória no magistério que incluiu a rede estadual de Toledo de primeiro e segundo graus de 1966 a 94, além da antiga Facitol e o Incomar, de 1974 a 79. Na área musical lecionou no Conservatório Municipal de Música nas disciplinas de estrutura musical, solfejo, rítmica e harmonia, além de atuar no Núcleo Regional de Educação entre 1980 e 1994.

Corais

Iniciou a atuação como regente de corais no Coral da Igreja de Bela Vista de 1961 a 64, em Selbach, assumindo no mesmo ano em Toledo como harmonista e pianista no Coral Cristo Rei, funções que exerceu até 1967, quando passou a regente, onde atuou até 2002. Como regente atuou também no Coral Ítalo-Brasileiro de Toledo, no Coral da Telepar, em Cascavel; sendo ainda regente-fundador dos corais da Copel de Toledo e Cascavel. Darcysio Fritsch também integrou a Banda Lira Antiga e regeu corais infantis das escolas Santos Dumont, Borges de Medeiros e André Zênere, além dos corais do Piá Ambiental, da Casa da Cultura e Programa Formando Cidadão e integrou a Banda Municipal de Toledo.

Pioneiro

Foi fundador da Federação dos Corais Amadores do Paraná em 1984, em Cascavel, sendo ainda autor de diferentes arranjos musicais para coral e banda, entre outras atividades, que incluíram a responsabilidade pela documentação escolar do Núcleo Regional de Educação de Toledo entre os anos de 1980 e 94. Darcysio Fritsch também foi pioneiro no ensino do handebol em Toledo, trazendo ao município as primeiras duas bolas da modalidade no Colégio Estadual Dario Vellozo, em 1970.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.