Coluna Do Editor – 22/07/2024
Aeroporto
Ainda sobre a questão do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, a empresa Azul não opera no local desde dezembro do ano passado, mas a Prefeitura de Toledo mantém o contrato com parte da empresa terceirizada, mantendo funcionários de controle de bagagens, os chamados APACs. São pessoas que estão sem fazer nada relacionada ao trabalho original e recebendo dinheiro público.
Guarda
Além disso, a atual gestão do prefeito Beto Lunitti mantém guarda municipal no aeroporto para fazer o serviço da empresa terceirizada, de controle do balizamento noturno.
Processo
Ao longo dessa gestão, houve uma tentativa desesperada em terceirizar o serviço, assim como aconteceu também, por exemplo, com a escolha da empresa vencedora para administrar o Hospital Regional, mas isso é outra história. Guardas municipais de Toledo foram submetidos a testes que sequer existiam, tudo com anuência do responsável pela secretaria que administra o aeroporto toledano.
Contrato
O objetivo finalmente foi alcançado. Bom, mas agora, desde 4 de dezembro de 2023 não pousa um avião comercial no local. Estamos no mês de julho de 2024 e o contrato deveria ter sido encerrado, afinal, por que renovar o contrato para um serviço de uma empresa que sequer tem previsão de voltar. Ah sim, porque a Azul nem cita Toledo em suas operações futuras.
Dinheiro
O contrato com essa empresa terceirizada era de R$ 366 mil por ano, algo em torno de R$ 36 mil por mês. A Prefeitura de Toledo estaria pagando para uma empresa na qual os funcionários estão recebendo sem trabalhar. É no celular o dia inteiro porque não tem nada para fazer.
Vereadores?
Aí, de novo, uma perguntinha básica: os vereadores não sabem que isso está acontecendo? Será que não tem como apurar informações? Cadê os nobres vereadores?
‘Rei de Vídeo’
Na atual legislatura tem muito ‘Rei de Vídeo’, ou seja, gente que adora postar vídeos em grupos de Whatsapp ou redes sociais pagando de paladinos em defesa do povo, mas na prática são coniventes com uma série de coisas, no mínimo, estranhas.
Tiros
Leoclides Bisognin, ao que parece, será o relator no caso dos tiros dados pelo presidente da Câmara, Dudu Barbosa, no interior do município ao lado do secretário Diego Bonaldo e servidores públicos em horário de expediente. Adivinhem o que vai acontecer…
O leitor escreve…
“Márcio, Toledo já perdeu a disputa pelo aeroporto. Quando estava ganhando, acreditou no Aeroporto Regional, enquanto isso Cascavel se movimentou, reformou o aeroporto e hoje tem nas mãos um aeroporto que não é regional oficialmente, mas que atua e funciona como um”. Mensagem encaminhada por um leitor.
Alternativa
E ele segue: “Uma alternativa viável para salvar o aeroporto, era torná-lo um aeroporto focado na aviação executiva e como uma opção viável para quando os aeroportos de Cascavel e Foz estivessem fechados. Toledo seria o “porto-seguro” da região, sempre pronto para receber um vôo que não conseguisse pousar. Aposto que sai muito mais barato pousar em Toledo, do que voltar para São Paulo e pagar hotel para todos os passageiros”.
Carga
Outra sugestão dada pelo leitor é algo que defendo há muito tempo: deixar o aeroporto de Toledo com foco na aviação de carga. “Vai acontecer a mesma coisa com o terminal da Ferroeste, alguma outra cidade vai conseguir puxar o terminal e Toledo vai ficar a ver navios de novo. Empresas multinacionais tentam vir para Toledo e sempre acabam nas cidades vizinhas. As empresas querem vir, mas parece que a cidade nunca está disposta a aceitar esses novos moradores”.
Se…
No caso do terminal da nova Ferroeste, quando e se acontecer.