Coluna do Editor 26/04/2022
CFO
Ainda sobre o polêmico Projeto de Lei 54/2022, que trata do reajuste dos salários do prefeito Beto Lunitti, do vice Ademar Dorfschmidt e dos secretários em mais de 34%, na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Toledo a votação foi apertada. Jozimar Polasso (PP) e Elton Welter (PT) foram contra; já Dudu Barbosa (Republicanos), Gabriel Baierle (União Brasil) e Beto Scain (MDB) votaram a favor do aumento.
Plenário lotado
Claro que a discussão sobre o projeto foi o principal motivo para lotar o auditório da Câmara de Toledo
“Casa cheia”
Diante do cenário diferente ao qual estão acostumados os nobres vereadores, Marcelo Marques comentou sobre a “casa cheia” na sessão ordinária desta segunda-feira (25). Ele pediu que as pessoas participassem mais do cotidiano da Câmara porque ali estavam acontecendo discussões e ações tão ou mais importantes e citou como exemplo a prestação de contas da educação e a não exigência do passaporte sanitário, proposta apresentada pelo próprio Marques.
Apoio
De volta após um período de licença para tratar de assuntos particulares, Valdomiro Bozó retornou e agradeceu ao suplente, Cabo Dias, e apoiou a fala de Marcelo Marques citando que “gostaria que mais vezes a comunidade estivesse mais presente”, afirmou ao lembrar da discussão do Plano Diretor no fim do ano passado.
Emenda modificativa
Talvez, também motivada pela repercussão negativa junto à sociedade e pelo plenário lotado, foi apresentada uma emenda modificativa reduzindo em quase 10% o reajuste e, ao invés dos 34,1% se propôs 24,9205%. Marcelo Marques, Genivaldo Paes, Valdomiro Bozó, Dudu Barbosa, Genivaldo de Jesus, Beto Scaim, Valdir Rosseto, Gabriel Baierle, Marly Zanete, Geraldo Weiseheimer e Leoclides Bisognin foram os autores. A proposta foi aprovada por maioria e seguiu o baile.
Tempo
É impressionante como o tempo na Câmara Municipal corre de maneira diferente: quando se pressiona ele acelera ou desacelera de acordo com os ventos.
Clima quente
Claro que o clima esquentou no Legislativo e houve muita dificuldade para os ânimos serem controlados.
“Barulheira”
Preocupada com a “barulheira” das motos, a vereadora Olinda Fiorentin apresentou um recurso para tentar, mais uma vez, colocar em votação um projeto de lei de sua autoria sobre a questão da alteração dos veículos. “Botaram ele (o projeto) pro lixo”, comentou ela ao citar que na Comissão Especial a proposta havia sido rejeitada. “Fiz um recurso bem fundamentado e peço que se pense melhor porque é um pedido da sociedade. Londrina tem”, comentou.
Declarações
De acordo com dados da Receita Federal, até às 11 horas desta segunda-feira (25/4) foram entregues 16.153.278 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. Lembrando que o prazo termina dia 31 de maio. A expectativa é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.
Marcha dos Municípios
Todos os anos, milhares de gestores municipais se reúnem na capital federal para marcar presença e apresentar sua pauta prioritária aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi cancelada em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Agora, em 2022, o evento ocorre de 25 a 28 de abril e promete ter recorde de participantes. Até 22 de abril, mais de seis mil municipalistas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores locais já haviam feito inscrição on-line.