Coluna do Editor 26/05/2022
Visita
CREDITO: Graciela Souza
Recebi a visita do novo procurador geral da Prefeitura de Toledo, Mauri Reffati, e também do assessor jurídico, Alexandre Gregório da Silva. Os dois comentaram sobre a nova estruturação no setor e as vantagens da criação do novo cargo, a exemplo do que já acontece em vários outros municípios.
Reformas em debate
A Caciopar fará no sábado (28), em Santa Helena, reunião empresarial para tratar de uma das pautas mais importantes defendidas pela Coordenadoria: as reformas tributária, administrativa, política e trabalhista. O evento terá início às 8h30, na Câmara de Vereadores.
Nova Ferroeste
A audiência pública da Nova Ferroeste chega a Guarapuava nesta quinta-feira (26). Após passar por Dourados (MS), Cascavel, Guaíra, Paranaguá e São José dos Pinhais, a apresentação do projeto e dos aspectos socioambientais da nova ferrovia chega na última fase, na região central.
Comter
O Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Toledo e o Fundo Municipal realizam uma nova reunião ordinária no próximo dia 31. Em pauta uma análise dos números da Agência do Trabalhador no primeiro quadrimestre deste ano, será feita ainda uma avaliação dos eventos e mutirões realizados em abril e maio, os cursos gratuitos oferecidos pelo SINE, entre outros assuntos.
Patrimônio
A advogada Iasmin Mello, especialista em Wealth Planning, fala na noite desta quinta-feira (26), em reunião empresarial da Acic, em Cascavel, sobre sucessão e proteção patrimonial. O encontro, híbrido (presencial e virtual pelas mídias sociais da entidade), terá início às 18h30. O moderador será Marcelo Muller, sócio e assessor da SVN Investimentos.
Em Toledo
Pré-candidato ao Senado pelo Progressistas, o deputado estadual Guto Silva estará em Toledo nesta quinta-feira (26), onde participa de uma reunião de trabalho a partir das 18h30 no Olinda Hotel & Eventos.
Credenciais
O atual líder do Governo na Câmara de Toledo, vereador Dudu Barbosa, afirmou que o PP não tinha “credenciais” para falar sobre estratégia da saúde da família.
Passado
Professor Oseas foi enfático. Citando nomes de peso da história do partido, como Egon Pudell, Duílio Genari, Derli Donin, José Carlos Schiavinato e Dilceu Sperafico, o vereador disse que comentários como esse eram desnecessários.
Dezena
Já na área da saúde, Oseas lembrou que o PP criou 10 equipes da estratégia da saúde da família. O vereador ainda comentou sobre a postura do então prefeito Schiavinato que ia de madrugada nas unidades de saúde verificar quem estava ou não trabalhando.
Tem sim
“Enquanto o Mini-hospital foi aberto em 100 dias, a Farmácia está fechada há um ano e meio. Aqui sim falta credenciais”, disparou Oseas, que comentou ainda sobre as duas bases do Samu, a Central de Medicamentos, Central de Especialidades, a Central de Fisioterapia, entre outros investimentos feitos durante gestões do PP que, na opinião de Oseas Soares, tem sim muitas credenciais para discutir saúde quando e onde quiser.
Recorreu
Como era esperado, o município de Toledo recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná contra a decisão, na Comarca local, sobre a suspensão do reajuste dos salários do prefeito Beto Lunitti, do vice Ademar Dorfschmidt e dos secretários municipais. Através da Assessoria Jurídica, a administração solicitou o efeito suspensivo e a consequente eficácia da Lei Municipal 2.423, de 3 de maio deste ano.
Impossível
De acordo com decisão do desembargador Luiz Mateus de Lima, o pedido foi indeferido porque, na visão do magistrado, a regra é clara: “O entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal é pela impossibilidade de fixação de reajustes de subsídios para Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais por leis com eficácia para a mesma legislatura”.