Coluna do Editor 28/07/2021

Encontro

Na noite de segunda-feira, no Clube Mexa-se, o PSD reuniu seus filiados para um encontro com o líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Hussein Bakri, que cumpriu extensa agenda política na região Oeste, parte dela ao lado do governador em exercício Darci Piana. Lá estavam as principais lideranças da legenda em Toledo.

Surpreso

Bakri disse ter ficado surpreso com a demonstração de maturidade política do PSD pelo convite ao prefeito Beto Lunitti para participar do encontro. Em visita ao Jornal do Oeste, ontem (27), o deputado elogiou o que considerou uma postura democrática que serve de exemplo.

Camisa

Um fato deixou ainda mais surpreso o deputado: durante o encontro, o prefeito Beto Luntiti disse que durante a campanha eleitoral de 2022 vestirá a camisa do governador Ratinho Junior, independente do que vier a acontecer no MDB velho de guerra.

Candidatura

Não é segredo que hoje, no Paraná, uma das únicas vozes de oposição a Ratinho Junior é o MDB, onde o nome de Roberto Requião é, por enquanto, o mais cotado para uma eventual disputa no próximo ano.

Comitiva

Ainda do encontro, o prefeito não foi sozinho. Lá também estavam o chefe de Gabinete Márcio Pena Borges, o diretor da Agência do Trabalhador Rodrigo de Souza e a secretária da Cultura Rosselaine Giordani.

Em peso

Os anfitriões, entretanto, não ficaram para trás. Além do empresário Beto Niedemayer, vários dos que foram candidatos a vereador na eleição passada (como Daniel da Saúde e Vilmar Ludwig), Luciano Schneider, o ex-vereador Marcos Zanetti (hoje assessor de Bakri na Liderança do Governo) e Adelar Pelanka, nomes que mostram a disposição do PSD em Toledo de formar um grupo forte visando não agora, mas sim em 2024.

Rumores

O nome de Pelanka, por exemplo, começou a ganhar força para um eventual retorno à cena política como candidato a prefeito.

Respeito

Ainda sobre este encontro, o deputado Hussein Bakri reforçou que hoje há uma relação de “amizade e confiança” entre o governador Ratinho Junior e as lideranças do PSD em Toledo.

Apoio

Ah, claro, não poderia esquecer de mencionar que Hussein Bakri pretende disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa e conta, hoje, com o apoio de 14 prefeitos na Região Oeste.

Maratona

Desde domingo, Bakri passou por Medianeira, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, São Miguel do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul e Toledo.

Fundo Eleitoral

As entidades contábeis do Estado do Paraná emitiram uma nota conjunta esta semana contra a elevação dos recursos para as campanhas eleitorais de 2022 de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, conforme previsão aprovada junto à Lei de Diretrizes Orçamentárias pela Câmara Federal e pelo Senado Federal, ocorrida no último dia 15 de julho.

Prejuízos

“Como entidades integrantes do setor produtivo, entendemos que os representantes da população e do Estado Federado excederam nas atribuições que lhes competem, implicando em sérios prejuízos aos cofres públicos, num momento em que o Brasil tem outras prioridades, que certamente não são o atendimento aos interesses dos representantes do poder Legislativo. Como representantes da população e dos Estados, os parlamentares deveriam saber que o Brasil vive um momento de instabilidade em função da grave crise sanitária causada pela pandemia de covid-19, que enseja em ações restritivas às empresas com consequências seríssimas ao setor produtivo e à sociedade”.

Recursos próprios

A sugestão das entidades é que os parlamentares façam suas campanhas com recursos próprios ou por meio de doações já legalmente previstas no Código Eleitoral Brasileiro. “Que eles sigam o exemplo dos profissionais das mais diversas áreas, como: os médicos, os dentistas, os operários, os construtores, os jornalistas, os contadores e tanto outros profissionais, que não dependem de dinheiro público para a realização do seu trabalho”.

Retrocesso

“A aprovação do aumento de verbas para o Fundo Eleitoral em detrimento do que deveria ser investido na saúde, na educação, na habitação e no auxílio aos trabalhadores e empresários, num momento tão difícil da realidade brasileira, é um absoluto e inconcebível retrocesso, envergonhando, ainda mais, a classe política, cuja reputação já se encontra tão abalada”, traz a nota.

Entidades

O toledano Alceu Dal Bosco, presidente do Sescap-PR, assina a nota, assim como representantes do CRC-PR, Sicontiba, Sescap Londrina, Sescap-Campos Gerais e Fecopar.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.