Coluna Do Editor – 28/08/2024

Servidora

A servidora mencionada na Coluna de ontem cedida à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná pela Prefeitura de Toledo, entrou em contato para esclarecer que a prorrogação de sua cedência foi assinada em 11 de junho, mas publicada apenas este mês pela Prefeitura de Toledo. “Também gostaria de registrar que há uma grande diferença entre dispensa sem remuneração e cedência. A primeira é dispensa integral de serviço, a segunda é serviço em entidades, órgãos colegiados”.

Trabalho

“Tenho feito isso da melhor forma possível, no período vespertino, pois tenho 20 horas de concurso no Município de Toledo. Inclusive, avançamos em inúmeras parcerias, uma delas, de grande sucesso, firmamos com o Biopark, na qual temos a vinda dos estudantes dos 5º anos dos municípios vizinhos, que fazem o roteiro ambiental do Projeto Geopark, tem nos rendido excelentes resultados. E por fim, não recebo FG, CC, gratificação ou qualquer ajuda, tenho trabalhado com o meu salário de servidora pública”, encaminhou a servidora.

Sangue

Nesta terça-feira (27) fui doar sangue mais uma vez. Um compromisso que assumi comigo mesmo quando completei 50 anos. E aí, como doador, preciso fazer alguns apontamentos, começando pelo agendamento.

Internet

Hoje o agendamento tem sido feito pelo site do Hemepar. Tudo muito fácil, rápido e que tem funcionado bem.

Atendimento

Quero também registrar o excelente atendimento de toda equipe do Banco de Sangue em Toledo. E aqui com todo respeito, mas desde a vigia na porta da recepção, até a ‘tiazinha’ do café, todos prestam um atendimento humanizado, divertido até, o que facilita para quem ainda tem receio em doar sangue. Um tabu que precisa ser quebrado o quanto antes.

Lanche

Agora, não posso deixar de registrar a dificuldade que esta equipe enfrenta no trabalho. O Governo do Estado até agora não voltou a encaminhar os kits de lanche entregues aos doadores após todo o processo.

Cozinha Social

Antes a Cozinha Social da Prefeitura de Toledo abastecia o Banco de Sangue todos os dias, mas agora apenas às terças e quintas é entregue o lanche. E ainda assim ‘contadinho’. Nos outros dias é na base da bolachinha de pacote mesmo.

“Gringos”

Carol Nery, do Blog Politicamente, fez um levantamento e apurou que o Paraná terá a participarão de 39 candidatos “gringos” nestas eleições municipais de 2024, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles nasceram em 13 países diferentes de praticamente todos os continentes — são de Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Haiti, Inglaterra, Itália, Japão, Líbano, Nigéria, Paraguai e Portugal.

No Brasil

Esses candidatos vão concorrer em 27 dos 399 municípios paranaenses, a maioria ao cargo de vereador (a). Mas também tem candidaturas para vice neste grupo. Não há estrangeiros (as) na concorrência de vagas para prefeito (a) no estado. Em todo o país, são 222 candidatos gringos, que nasceram em 46 países e disputarão cargos em 183 cidades brasileiras. A lista tem pessoas que nasceram no exterior e foram registradas como brasileiras, bem como estrangeiros que se naturalizaram por aqui.

Direitos políticos

A Constituição Federal de 1988 garante os direitos políticos a estes estrangeiros naturalizados brasileiros. Para adquirir nacionalidade brasileira, o candidato precisa viver no Brasil há mais de quatro anos ininterruptos, assim como não pode ter antecedentes criminais. No caso de estrangeiro com origem em algum país lusófono, é necessário viver em terras brasileiras por pelo menos um ano ininterrupto.

Pós-graduação

O Biopark Educação está com inscrições abertas para a nova pós-graduação em Práticas de Aprendizagem e Desenvolvimento de Neurodivergentes com Aplicação ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e o Modelo Denver de Intervenção Precoce. O curso é direcionado a educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, gestores educacionais e consultores, visando capacitar os profissionais para planejar e implementar estratégias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional de neurodivergentes.

ABA

Enquanto a terapia ABA é uma abordagem baseada em evidências que utiliza técnicas de análise do comportamento para melhorar habilidades sociais, de comunicação e de aprendizagem, o Modelo Denver é uma abordagem que se concentra no desenvolvimento de crianças com TEA através de jogos e atividades lúdicas.

Duração

O curso, com 372 horas de duração, será 100% presencial, com aulas quinzenais. As disciplinas incluem fundamentos da ABA e do Modelo Denver, avaliação e elaboração de planos educacionais individualizados, implementação de estratégias educacionais e terapêuticas, metodologias ágeis e ativas, interdisciplinaridade na prática educacional, tecnologia educacional e inovação, e reflexão crítica na prática docente. A pós tem início no dia 13 de setembro e as inscrições encerram um dia antes, no dia 12. Para mais informações e inscrições, basta entrar em contato pelo telefone (45) 99147-6872 ou acesse o site www.bpkedu.com.br.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.