Coluna do Editor 28/12/2021

Queda

Alguns comerciantes de Toledo apontam uma queda nas vendas em torno de 30% neste Natal. O movimento ficou muito abaixo do esperado e a perspectiva para esta reta final de 2021 não é das mais animadoras.

Pesquisa

Por falar em vendas, as digitais ainda não são uma realidade para os microempreendedores e profissionais autônomos brasileiros. Mais de dois terços deles comercializam, predominantemente, por canais físicos. Por outro lado, negócios cujo 100% de seu faturamento vêm da internet estão atravessando a pandemia com mais tranquilidade. É o que aponta um estudo sobre a digitalização dos micronegócios brasileiros realizado pela SumUp, empresa global de soluções financeiras para micro e pequenos negócios.

Vendas físicas

De acordo com a pesquisa, 67,3% dos microempreendedores e informais fazem vendas predominantemente físicas, ou seja, têm mais de 50% de suas receitas oriundas de transações presenciais. 10,4% dos participantes do estudo têm vendas predominantemente digitais, enquanto 22,4% afirmaram que suas receitas são 50% vindas do ambiente físico e 50% do digital. “Isso mostra que ainda há muito espaço para o crescimento das vendas digitais entre os microempreendedores da base da pirâmide”, afirma Meliza Pedroso, líder de marketing e comunicação da SumUp.

Plano Diretor

Um vereador – que prefere não se identificar – me disse ter acompanhado as notas sobre a discussão em torno do Plano Diretor, mais especificamente em torno da área institucional. Disse ele que, por exemplo, o Biopark “estava funcionando com uma lei específica de 6% para industrialização” e que se aproveitou a lei para criar um loteamento dentro do Biopark.

Dois pesos

De acordo com este vereador, a aprovação no Plano Diretor de uma área institucional de 8% criou dois planos na prática, porque o Biopark segue com os 6%, enquanto os demais loteadores precisarão trabalhar com 8%.

Na Justiça

Ainda segundo este vereador, alguns loteadores já o teriam procurado e deverão ingressar na Justiça para tentar resolver a situação.

O leitor escreve…

O leitor assíduo deste espaço, José Wammes, encaminhou a seguinte mensagem: “Temos cidadãos/eleitores, ultimamente, feito péssimas opções…Na Câmara municipal, no executivo municipal, no legislativo estadual/federal (sem representatividade)… Somos, até, quase distrito de Assis Chateaubriand…. decadência. Necessitamos de novas lideranças, menos ideologia e de blá blá blá”.

Balanço

O assessor parlamentar Agnaldo Facero encaminhou uma prestação de contas do primeiro ano de mandato do vereador Valdomiro Bozó (PSC). De acordo com as informações, ele integrou a Comissão Especial do Plano Diretor; foi membro da Comissão de Legislação e Redação e também da de Desenvolvimento Urbano e Economia.

Projetos

Foi autor ou co-autor dos projetos de lei para implantação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual em Toledo, assim como das unidades móveis para banho e tosa de animais domésticos. Bozó apresentou projeto para declarar de utilidade pública a Associação Hung Long de Kung-Fu, entre outros.

Números

No total foram 4 projetos de lei, 4 requerimentos de informação, 99 indicações, 10 moções de aplausos, 44 pareceres nas comissões e 1 emenda parlamentar de R$ 250 mil para construção da Associação de Moradores Lídia Joana Woss.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.