Coluna do Editor 29/03/2021
Protesto
A região do Parque Ecológico Diva Paim Barth amanheceu nesta sexta-feira (26) coberta de cruzes e faixas, numa manifestação organizada por um tal de Comitê de Resistência e Solidariedade de Toledo. De acordo com o professor da Unioeste, Paulo Henrique Dias, o Comitê é “um coletivo que reúne entidades (em sua maioria sindicais) e indivíduos comprometidos com a organização política popular”.
Política
Embora a manifestação tivesse o objetivo principal de mobilizar as pessoas para a tragédia da pandemia causada pela Covid-19, muitas faixas pediam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.
Dignidade
“Estamos convencidos da importância de mobilização e informação da população quantos à necessidade de reivindicar e exigir dos poderes públicos a efetivação de medidas que levem à superação da pandemia e auxiliem na manutenção de níveis de vida dignos para as camadas mais pobres da população durante a pandemia”, comentou o professor que recebe a ‘bagatela’ de R$ 19.689,53, segundo informações do Portal da Transparência do Governo do Paraná.
Retirada
Ainda pela manhã, funcionários da Prefeitura de Toledo foram retirar as cruzes e faixas, sendo que em determinado momento um cidadão mais exaltado – com uma camisa do Flamengo – rasgou uma das faixas contra o presidente Bolsonaro.
Exemplo
Embora não concorde com a manifestação de ontem, é preciso coerência por parte da Prefeitura de Toledo que usou alguns espaços públicos recentemente, numa manifestação da Secretaria da Cultura, “Onde Estão as Mulheres que Marcaram a História?”, como a foto mostra na Praça Willy Barth e em outros pontos da cidade. O rosto de artistas brasileiros foram cobertos com cartazes como este da foto, de Carolina Maria de Jesus.
Homens
Em letras bem minúsculas, acima do título da campanha, estava o seguinte slogan: Em diversos pontos da cidade é possível encontrar estátuas de homens importantes, mas…e aí vinha a pergunta acima. A dúvida é a seguinte: se uma campanha sectarista como esta da própria Prefeitura pode simplesmente, de certa forma, ‘pichar’ esculturas de famosos – e aí, independente do sexo – por que não se pode usar um espaço público para se manifestar livremente?
Gramado
Como as cruzes e faixas foram colocadas no gramado, não atrapalhavam ninguém que queria fazer sua atividade física e, desde que fossem recolhidas depois, não vejo problema algum. Repito: não concordo com o teor da manifestação, entretanto, vi com certo exagero a ação da Prefeitura de Toledo, especialmente por ter permitido a manifestação que acabei de citar.
Discussões
O assunto dominou as rodas de conversas nos grupos de WhatsApp, com direito a muitas discussões, mostrando que pelo visto a campanha eleitoral de 2022 será daquele jeito.
Efeito cascata
Parte desse acirramento nos ânimos é culpa da decisão do ministro Edson Fachin, referendada em seguida por maioria na 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal no que tange às acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, do dia para a noite, virou um pobrezinho perseguido.
Binário
Uma sugestão aos novos ocupantes de cargos públicos na Prefeitura de Toledo, mais precisamente no setor de trânsito: que tal olhar com carinho a implantação de um binário na Guaíra e Senhor dos Passos, no Jardim Pancera.
Mais ruas
Aliás, insisto no assunto há tempos: passou da hora de Toledo contar com binários. Onde o sistema foi implantado melhorou significativamente o fluxo de veículos e reduziu acidentes e as confusões.
Comentários estão fechados.