Coluna do Editor 31/05/2022

Viagem

Na última reunião da Mesa Diretora da Câmara de Toledo foram apresentados protocolos, por parte da Controladoria Interna, sobre os relatórios de viagem da 21ª Marcha do Legislativo Municipal, organizada pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), de 26 a 29 de abril deste ano em Brasília. Marly Zanete, Olinda Fiorentin, Beto Scain e Valdir Rossetto foram ao Planalto Central, porém, de acordo com o controlador David Calça, não houve a comprovação de presença quanto ao último dia do evento.

‘Bandeiraço’

Segundo a Controladoria, no dia 29, havia um evento que era o bandeiraço dos municípios, realizado na Praça dos Três Poderes, porém, nenhum dos relatórios apresentou a devida comprovação, mas sim uma visita ao Ministério dos Direitos Humanos, que não fazia parte da programação do evento para o qual os vereadores receberam as devidas diárias.

Orientação

De acordo com o Tribunal de Contas, é de responsabilidade de quem viajou apresentar os documentos que comprovem “a realização de todos os deslocamentos, a presença no local de destino, o cumprimento dos objetivos, os benefícios alcançados, além da necessidade da finalidade pública das viagens”, algo que, convenhamos acompanhando os relatórios feitos, não atendem a orientação do TC. Nem nessa, nem em qualquer outra viagem feita pelos vereadores de Toledo em quase todas as legislaturas.

Processos

Tanto é verdade que há processos tramitando até hoje na Justiça por causa de viagens sem a devida comprovação.

Pedágio

Deputados que integram a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, da Assembleia Legislativa, têm uma audiência com o ministro Walton Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta terça-feira (31). A agenda foi confirmada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Relatórios

Segundo Romanelli, o encontro servirá para entregar nas mãos do ministro dois relatórios técnicos elaborados pelo ITTI (Instituto de Tecnologia de Transportes e Infraestrutura), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para Romanelli, o TCU precisa se debruçar sobre a proposta da União para que o novo programa de exploração de rodovias paranaenses não repita o passado. Ele alertou para novas variáveis que os órgãos federais inseriram no processo, que podem elevar a tarifa base dos pedágios. “A responsabilidade da concessão é do Governo Federal. O Paraná trabalhou para uma redução de 50% sobre as antigas tarifas”, disse.

Rotary

O Projeto de Lei dos vereadores Gabriel Baierle e Genivaldo Paes foi aprovado por unanimidade em segunda votação e define o dia 23 de fevereiro como a data para a comemoração do Dia Municipal da Família Rotária no município de Toledo. Denomina-se como “Dia Municipal da Família Rotária” para abranger todos os clubes e pessoas que envolvem os trabalhos da entidade, buscando a congregação da homenagem em data específica.

Reconhecimento

De acordo com os proponentes, o objetivo é reconhecer a importância histórica de todo o conjunto dos clubes de Rotary e o impacto direto que possuem em nossa comunidade e que a Família Rotária possa ser devidamente referenciada e congratulada neste município em uma data específica.

Importância

O Rotary busca congregar homens e mulheres de bem na realização de atividades sociais, em especial de caráter filantrópico, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade, com a elevação moral de seus membros e com a prática constante da fraternidade. Muitas são as campanhas, projetos, eventos e a atuação diversa da entidade, ao que se menciona, de forma sumária, a importância do desenvolvimento direto e da atuação prática que se observa em todos os clubes e membros.

Família Rotária

Em Toledo constituem a Família Rotária, o Rotary Club de Toledo, Rotary Club de Toledo-Integração, Rotary Club de Toledo-Lago, Rotary Club de Toledo-Aliança, Rotary Club de Toledo-Pioneiro, Rotary Club de Toledo-Centenário, Associação de Senhoras de Rotarianos, Interact Club, Rotaract Club e Rotakids.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.