A Polícia do Paraná trabalha!

A tentativa – frustrada – de assalto a uma empresa de transporte de valores na noite de domingo (17) em Guarapuava, região central do estado, só não foi um sucesso porque a Polícia do Paraná trabalha. E muito! Não fosse isso certamente esses criminosos organizados e fortemente armados teriam, como se diz, ‘feito a limpa’ na empresa e deixado a imagem da corporação no lixo. Claro que quando acontece um evento dessa proporção os holofotes recaem de maneira mais intensa sobre as forças de segurança, entretanto, é preciso destacar que essa não é a primeira grande tentativa de assalto dessa natureza no Paraná, assim como outros grandes crimes já tentados. Em todos as forças de segurança se sobressaíram.

Sim, há problemas, há maus policiais, há casos de corrupção, há fatos de abuso de autoridade, falta de efetivo e de estrutura maior, enfim, problemas que qualquer polícia no Brasil enfrenta porque, afinal, de contas, o Estado do Paraná segue sendo apenas mais uma entidade de uma federação tão incomum como é o Brasil, tão brasileiro.

Mas é preciso reconhecer que a polícia paranaense é diferenciada. Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar demonstram a capacidade operacional, a qualidade do material humano e a eficácia do treinamento realizado à exaustão. Além disso, o investimento feito ao longo do tempo, tanto nessa questão do treinamento, como também a melhoria gradativa de toda estrutura envolvida quando o assunto é segurança pública, mostra o quanto o Estado do Paraná está muito acima da média no combate ao crime.

Mas a presença da polícia não se dá apenas em casos extremos como este de Guarapuava. No cotidiano é possível perceber como a presença das forças de segurança são importantes. Evitar 100% dos crimes é impossível, afinal, não se pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, entretanto, graças ao trabalho de patrulhamento ostensivo, à investigação prévia e à colaboração da sociedade que acredita no trabalho policial, o Paraná consegue manter seus índices de criminalidade dentro de uma realidade aceitável. A Polícia do Paraná trabalha e é preciso reconhecer sua coragem no combate ao crime. Parabéns e obrigado!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.