A preservação do agronegócio

Ontem (28) se comemorou o Dia do Agricultor, e é importante parabenizar essa categoria profissional que também são os responsáveis pela preservação do meio ambiente. Pode, num primeiro momento, soar até estranha a afirmação, afinal, para se plantar é preciso abrir espaço. E assim foi há décadas no Paraná, porém, de acordo com a legislação atual, um imóvel inferior a quatro módulos fiscais (cerca de 60 hectares) e localizado no estado precisa manter 20% da área da propriedade com vegetação nativa a título de Reserva Legal, além das APPs, que incluem áreas de topo de morro, em torno de corpos hídricos (como rios, nascentes e barragens) e em encostas. 

No ano passado, de acordo com dados do Senar-PR, a área preservada pelos produtores paranaenses apenas dentro das propriedades rurais somava 4,6 milhões de hectares, 29% da área dos imóveis rurais do Estado, percentual acima do exigido pela legislação vigente. Um cálculo da Embrapa Territorial mostra que, caso esta área fosse cultivada, seriam acrescidos cerca de R$ 13 bilhões anuais e gerados 192 mil empregos. Conhecer estes números é importante, não para questionar a atual legislação ambiental, mas para saber que existe um esforço bilionário por parte da classe produtora para preservar o meio ambiente.

Para celebrar o Dia do Agricultor, o Sistema Faep/Senar-PR lançou a campanha “Quem produz, preserva”, que aborda técnica de manejo por meio das quais a produtor rural torna a agricultura mais sustentável. E torná-la sustentável é fundamental para que a própria atividade siga se mantendo economicamente saudável, afinal, preservar o meio ambiente é a mola mestra na busca do reequilíbrio.

A maior seca no Paraná dos últimos 100 anos não chegou por acaso, assim como também não é por acaso as mudanças climáticas. Não se trata de fomentar a teoria do caos, até porque existem muitas ações que buscam reencontrar este meio termo entre produtividade e sustentabilidade, como estão fazendo uma parcela significativa de produtores paranaenses, um agricultor que compreende a importância de seu papel, tanto na economia quanto na preservação ambiental.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.