Adeus Irmão Clemente

O reitor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o Irmão Clemente Ivo Juliatto, faleceu neste domingo (29), no Hospital Marcelino Champagnat, por falência múltipla de órgãos. Ele, ao lado de lideranças políticas na época, foi decisivo para a chegada da universidade ao oeste paranaense com a implantação de um campus em Toledo. Hoje pensar em universidades espalhadas pelo interior é fácil, entretanto, fazer essa aposta há décadas não era para qualquer pessoa, porém, o Irmão Clemente era dono de uma inteligência privilegiada a serviço da gestão e da missão de não apenas ensinar, mas de formar “gente boa”, como ele pregava quase como um mantra por onde passava.

Em sua formação inicial Marista, destacou-se como professor de matemática em Franca, como diretor e administrador em Londrina, onde foi convidado pelo Ir. Dario Bortolini, no final do ano de 1974, para integrar a Reitoria da Universidade Católica do Paraná, onde permaneceu até o final de seu Reitorado em 2013. Foi também um marista totalmente dedicado à educação integral de seus alunos, muito elogiado pelos seus conhecimentos e sua didática em sala de aula.

Como Conselheiro Provincial, atuou com visão de futuro, delicadeza na reflexão e equilíbrio nas decisões. Dirigente da Mantenedora SPC, foi um articulador, um apoio e um líder, formando a incentivando o time dos colaboradores e colhendo os frutos de uma administração renovadora. Foi prudente, determinado, líder e inovador. E Toledo deve muito a este espírito inovador.

Ao lado de lideranças importantes locais e regionais, como Derli Donin, Duílio Genari e Dilceu Sperafico, o Irmão Clemente contou com o apoio importante do Padre Hélio Bamberg, outro entusiasta da educação, entre tantos outros atores coadjuvantes no longo e concorrido processo de instalação da PUCPR em Toledo. Era um passo ousado, mas que mudou o cenário do ensino superior na cidade que, a partir de 2003, quando o campus entrou oficialmente em funcionamento. Um passo ousado, porém firme, marca deste ‘gente boa’ que deixa este mundo, mas mantém seu legado vivo. Descanse em paz irmão!

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.