Agregar valor
Há alguns anos, se perguntassem onde havia queijos finos sendo fabricados no interior do Paraná a resposta seria um sonoro “não faço nem ideia”, afinal, a produção de queijos era algo artesanal, familiar e quase sempre para consumo próprio. Com o passar do tempo, o que era uma atividade quase de subsistência foi ganhando corpo e o queijo artesanal foi sendo moldado com novas – e mais rigorosas – regras a fim de tornar o produto mais saudável e comercialmente atraente. Hoje a venda de queijo artesanal é bastante comu8m e gera uma renda interessante a quem fabrica.
Mas, diante do crescimento da bacia leiteira e da necessidade de gerar uma renda extra às famílias no campo, eis que surge o projeto de fabricação de queijos finos junto ao Biopark. Loucura? Estupidez? Projeto que já nasceu morto?
Pois diante de todas as desconfianças, aos poucos a iniciativa que parecia sim uma loucura vai se tornando uma grata realidade, a exemplo de tantas outras que estão sendo agregadas à nova fronteira de Toledo.
A ideia de fabricação dos queijos finos em Toledo segue o exemplo de outras iniciativas bem sucedidas onde antes parecia ser impossível dar certo. Primeiro é preciso investir em conhecimento e atrair especialistas para se conhecer a realidade e o onde é preciso investir, o que precisar ser melhorado e o que pode ser aproveitado.
Depois é preciso investimento, afinal, em se tratando de produção industrial, nada acontece por acaso. A partir daí o apoio do produtor rural passa a ser essencial, afinal, sem matéria-prima de qualidade não se pode fabricar queijos finos. E, neste sentido, alguns compraram a ideia desde o início e passaram a seguir os protocolos rígidos necessários para se chegar a um produto com bom apelo comercial. Por fim, é preciso criar um ambiente positivo para que todas as peças, quando devidamente encaixadas, possam girar em sincronia e decolar.
Aos poucos essa roda começa a girar rumo a um futuro de sucesso, plantando em Toledo a semente de uma nova cultura, com maior valor agregado e, consequentemente, com maior retorno a todos os envolvidos.
Comentários estão fechados.