Água, um bem precioso demais

O Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. A água faz parte do patrimônio do planeta e seu sistema é frágil, lento e limitado. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos, até porque a água não é somente herança de nossos antepassados; ela é, sobretudo, um legado que esta geração deixará para as futuras, daí a importância de uma mudança profunda de pensamento em relação a este patrimônio de todos: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem acabar em qualquer região do mundo. Não é preciso ir longe, afinal, projetos foram sendo desenvolvidos ao longo dos anos para reduzir os efeitos da seca no nordeste brasileiro e em áreas onde o agronegócio exige uma quantidade de água razoável, como é o caso de Toledo e o oeste catarinense, alguns problemas começam a ser enfrentados e há forte preocupação com o que pode ser feito para o tratamento dos dejetos a fim de preservar por mais tempo a qualidade da água.

Basta observar o que o Estado do Paraná vem enfrentando nos últimos anos com a maior seca em toda a história. A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. A água de qualidade e o saneamento básico são direitos garantidos por lei, entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.

A água é um bem precioso demais, especialmente para ser desperdiçado. Seu uso consciente é a lição para que o Dia da Água não se resuma a apenas uma data no calendário.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.