As denúncias na Câmara
Ontem (6), por unanimidade, os integrantes do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Toledo acataram as denúncias feitas pelo ex-assessor parlamentar do vereador Gilson Francisco (Cidadania) por um suposto esquema de ‘rachadinha’ dentro do seu gabinete. O vereador terá, quando for notificado, 21 dias para apresentar sua defesa. Serão dias ainda mais tensos dentro e fora do Legislativo que, legislatura após legislatura, ano após ano, consegue produzir aberrações como essa.
Se a denúncia procede ou não cabe aos próprios vereadores e em seguida à Justiça definirem. Caso sejam comprovadas que sejam aplicadas as devidas punições.
Porém, independente do que acontecer daqui por diante, fato é que há alguns anos a Câmara de Toledo vem sofrendo um desgaste constante em sua imagem, fruto da inércia em analisar casos como esse que, infelizmente, não é o primeiro a ser denunciado. Além disso, outros fatos tão ou mais graves aconteceram em legislaturas passadas e foram abafados. Na passada, por exemplo, houve acusações ferozes de ameaças de mortes, troca de empurrões e xingamentos, agressões verbais pesadíssimas e não aconteceu absolutamente nada!
Não que agora vá ser diferente. Pode até ser que haja alguma punição. Tudo dependerá das provas a serem juntadas daqui por diante, até porque é preciso haver ampla defesa antes de qualquer julgamento.
O caso, entretanto, deveria servir para que os próprios vereadores tivessem um pouco mais de zelo pela própria imagem, assim como aos eleitores a percepção sobre para quem estão delegando o poder, ainda que transitório, para a tomada de decisões importantes para o desenvolvimento de uma cidade inteira, como está acontecendo simultâneo a esse processo todo com a análise do Plano Diretor.
As denúncias na Câmara não se resumem aos fatos envolvendo o vereador Gilson Francisco, até porque pegando apenas este ano o comportamento agressivo e autoritário de outros nobres edis corroboram para essa imagem cada dia mais fragilizada da classe política, em especial uma Câmara que nem sempre demonstra estar à altura da importância da função que deveria exercer dentro de um município com a condição de Toledo.
Comentários estão fechados.