Azul de volta

Com maior discrição que quando da primeira vez, porém, com a mesma importância, a Azul voltou a operar comercialmente a partir do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo. Ao invés dos voos diários com Curitiba, dessa vez serão três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras – com destino a Campinas (SP), base de operações da companhia no Brasil e de onde será possível estabelecer conexão com qualquer parte do mundo.

Os números positivos dos primeiros voos demonstram a necessidade da cidade em ter uma ligação mais ágil com os maiores centros urbanos do país, afinal, o perfil de Toledo vem se modificando ao longo dos últimos anos, assim como a necessidade de deslocamento. Não fosse assim, certamente não haveria tantos hangares particulares no mesmo Luiz Dalcanale Filho.

O sonho de se ter um Aeroporto Regional parece ficar cada dia mais distante, embora hoje este espaço possa ser ocupado pelo remodelado Aeroporto de Cascavel e, houvesse uma ligação mais ágil, poderia também ser Foz do Iguaçu. De qualquer maneira é preciso celebrar este retorno dos voos comerciais e torcer para que, dessa vez, a durabilidade possa ser maior que da última, prejudicada com a pandemia do novo coronavírus.

Toledo precisa ter essa ligação mais rápida, mais direta. Não necessariamente todos os dias e essa opção da Azul parece ser a mais viável neste momento. Nada impede, por exemplo, que daqui algum tempo estes voos não possam ser ampliados e outros serem criados, quem sabe até com a retomada diária para Curitiba, que seria a opção mais coerente pelo perfil de quem utilizava o serviço partindo de Toledo. Mas isso dependerá muito do comportamento do usuário daqui por diante.

A empresa está no seu papel, ou seja, opera a partir de uma razoabilidade econômica. Empresas aéreas não são entidades assistenciais. Visam e precisam do lucro para seguirem operando e o lucro vem através de voos com um número mínimo de passageiros capazes de viabilizar a sempre complexa operação de pousos e decolagens. Seja em Toledo ou em qualquer outra parte do planeta onde se tem acessos mais fáceis. A Azul voltou e com ela a esperança de que o crescimento de Toledo seguirá alçando voos ainda mais altos.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.