Celebrar com cautela

Em sua edição de ontem, o JORNAL DO ESTE trouxe a – excelente – notícia de Toledo completar praticamente um mês sem registrar nenhuma morte por Covid-19. Além disso, também não foi registrado nenhum caso da doença de quarta para quinta-feira, outro fato a ser bastante comemorado, ainda mais após o caos do início do ano, especialmente em março, quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid estava em 100% e o número de mortes aumentava de forma preocupante.

Esse período é considerado o maior desde que a pandemia se instalou na cidade e ele também é o reflexo da ampliação da cobertura vacinal em Toledo, tanto que a cidade conquistou o 1º lugar em acesso à saúde e cobertura vacinal do Brasil entre os municípios acima de 80 mil habitantes, de acordo com o ranking de competitividade de municípios do Centro de Liderança Pública. Em Toledo, em média 95% da população recebeu a primeira dose de alguma vacina, porém a dose de reforço também é importante.

O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil e atua para a promoção da Competitividade do Brasil e do debate sobre políticas públicas baseadas em evidências, por meio do já tradicional Ranking de Competitividade dos Estados e da formação de lideranças e gestores públicos.

Mas só vacina não basta. Esta ação, aliada com os cuidados preventivos, como o uso da máscara, o distanciamento social ou a higienização das mãos, seguem sendo importantes para combater a pandemia e evitar a explosão de casos novamente. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor será a chance do vírus proliferar na cidade. Por sua vez, o cuidado pessoal colabora para eliminar a chance de contaminação. E aí não apenas do novo coronavírus, mas de outras doenças.

Sem dúvida é preciso celebrar o atual momento, entretanto, com cautela, afinal, qualquer descuido em se tratando de Covid pode ser fatal, como já se mostrou anteriormente. O momento é de seguir com atenção redobrada para que, em breve, não seja mais preciso tanto zelo pela saúde e pela vida.

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.