Direção x álcool

Que álcool e direção não combinam todo mundo já sabe. Contudo, nem todos compreendem, aceitam ou respeitam as condições de que condução e bebida alcoólica podem causar danos irreversíveis. Mesmo com as punições previstas no Código de Trânsito Brasileiro, ainda é comum o registro de imprudência nas vias em todo o país.

No último fim de semana, de acordo com os boletins de ocorrências feitos pelo 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo, nos municípios da área de abrangência foram registradas oito ocorrências que envolveram condutores com ‘capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa’. Em uma das situações do fim de semana, os policias militares abordaram um condutor em que o resultado do etilômetro apontou 1,84 mg/l.

Essas ocorrências do fim de semana resultaram em acidentes de trânsito (situações que colocam em risco a vida de todos), colisão em veículos que estavam estacionados – devido ao condutor ter dormido ao volante – , capotamento, entre outras situações que podem feriados, causar óbitos, além dos danos materiais.

Os órgãos competentes atuam para que seja praticada a direção defensiva e todos tenham condições de segurança no trânsito. Entretanto, os protagonistas são os condutores, são aqueles que assumem a direção do veículo e acreditam que independente do que foi ingerido têm condições de transitar em segurança.

São inúmeras campanhas de conscientização, a realização de diversas ações, atividades e eventos que visam promover um trânsito mais consciente. Os ‘lembretes’ de que é preciso cautela estão em todos os lugares, seja em um panfleto entregue no sinal, uma placa as margens da rodovia, uma notícia trágica veiculada na mídia, mas a consciência é de cada um e os índices de óbitos, feridos graves e imprudência continuam.

Dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, ficar mexendo no celular, enviar mensagens, tirar fotos e fazer vídeos, não usar o cinto de segurança (inclusive no banco traseiro), não respeitar a faixa de pedestres, ignorar a sinalização, exceder o limite de velocidade integram a mistura perfeita que podem resultar em acidentes, em desastres, em vidas perdidas. Que os fins de semana sejam de descanso, de diversão, de lazer, mas de consciência, de responsabilidade, de direção defensiva.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.